Nos dias 08 e 22 de dezembro, o Circuito Gastronômico de Favelas - Edição especial de Natal chega em sua oitava edição reunindo culinária e cultura popular em Belo Horizonte. O evento acontece no dia 08 de dezembro, na Rua da Passagem, no bairro Serra, e no dia 22 de dezembro ocupará, pela primeira vez, o Viaduto de Santa Tereza, um dos pontos mais tradicionais e simbólicos da cidade, em homenagem aos seus 95 anos.
Ao longo dos dois dias, 10 cozinheiros de diferentes comunidades periféricas da capital mineira irão apresentar suas receitas que refletem a diversidade, autenticidade e a riqueza das tradições gastronômicas das favelas. Além disso, o Circuito Gastronômico vai contar com uma programação cultural para toda família, com diversas atrações artísticas e área kids. A entrada é gratuita e o evento estará aberto ao público das 11h às 19h.
Durante o Circuito Gastronômico de Favelas todas as receitas serão vendidas diretamente pelos chefs participantes, que receberam capacitação sobre gestão de negócios e técnicas de preparo de alimentos. “Além de proporcionar uma plataforma para que os cozinheiros possam mostrar seu talento, o projeto é uma verdadeira celebração da cultura periférica de Belo Horizonte, uma oportunidade de promover o empreendedorismo e fortalecer a identidade das comunidades por meio da culinária. Neste ano, o evento ocupará o Viaduto de Santa Tereza pela primeira vez, no ano de celebração dos seus 95 anos, conectando ainda mais a gastronomia periférica com o público da capital.
Este marco representa a identidade do local com o projeto, que a cada edição ganha novos espaços”, explica Danusa Carvalho, idealizadora do evento. O Circuito Gastronômico de Favelas também é um espaço de capacitação contínua para os chefs, com palestras, aulas práticas e a convivência. A cada edição, o projeto contribui para a profissionalização e promoção desses chefs, oferecendo a orientação necessária individual para que possam iniciar e expandir seus próprios negócios a cada edição.
O apoio vai além da formação culinária, com consultorias sobre como criar uma marca, atrair público e explorar novos canais de venda. Após as festas de fim de ano, será realizada a primeira edição de 2025, entre janeiro e fevereiro, abrindo o calendário do ano com a edição especial de Verão.
E, em maio, pretende-se lançar a Casa da Gastronomia Social, através da Associação, fundada pelos cozinheiros em 2021, a ABC Favelas, um espaço para que eles possam receber capacitações, abrir vagas para novos cozinheiros, oferecer refeições a preços populares e produzir serviços de catering para eventos como coffee breaks e recepções, além de produtos congelados, proporcionando mais estabilidade e geração de renda.