Entre os dias 20 e 22 de dezembro, estreia na Funarte MG o espetáculo musical “O Boi e o Burro no Caminho de Belém”, uma das primeiras peças de Maria Clara Machado e a que mais teve montagens até hoje. A peça une a diretora e atriz Fernanda Vianna e o diretor musical Ernani Maletta em um processo de criação teatral para a montagem deste clássico infantil que recria a noite de Natal. Na sexta-feira, dia 20 de dezembro, a apresentação será às 20h, já nos dias 21 e 22 de dezembro, sábado e domingo, às 16h, no Galpão 3 da Funarte MG.
O texto, escrito em 1953, retrata o mistério da noite de Natal pelo olhar simples do Boi e do Burro. Os dois personagens mais modestos e ingênuos do presépio não acreditam que a história mais importante de todos os tempos vai acontecer na estrebaria onde vivem, até que o mistério surge diante de seus olhos. Com linguagem simples, poética e bem-humorada, a dramaturga mostra a noite natalina e, com isso, fala sobre fraternidade, diversidade e paz universal.
A montagem será acompanhada por um coro, que irá executar as canções ao vivo, com um repertório natalino de clássicos e músicas regionais sugeridos pela direção, para criar uma atmosfera de mistério dentro do universo proposto por Maria Clara Machado. O espetáculo tem cenário e figurinos de Carlos Augusto Nunes, maquiagem de Mona Magalhães, e traz no elenco o ator Evandro Heringer e a atriz Leticia DiCassia, respectivamente como o Boi e o Burro, além de um grupo de atores e cantores que executam a trilha ao vivo.
Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria da Funarte, com uma hora de antecedência.