Em julho, a Fundação Clóvis Salgado dá início à temporada 2023 de óperas. Para apresentar ao público uma prévia da montagem “Viva Ópera: espetáculo dos clássicos operísticos”, a Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais se apresentam de forma inédita na Barragem Santa Lúcia com mais uma edição da aclamada série “Concertos no Parque”. Com regência do maestro André Brant, os músicos sobem ao palco no domingo (9/7), às 10h30, para executar trechos de óperas que fazem parte do espetáculo. A entrada é gratuita.
O repertório da apresentação reúne árias de “La Traviata”, “Nabucco” “Aida” e “Rigoletto”, de Giuseppe Verdi, “Madama Butterfly” e “Turandot”, de Giacomo Puccini, e “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Rossini. “O programa foi estruturado para que o público possa ouvir trechos da montagem “Viva Ópera: espetáculo dos clássicos operísticos, que estreia no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, dia 20 de julho, às 20h30”, explica André Brant, regente assistente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.
Essa é a primeira de uma série de apresentações que ocorrerão em outros espaços de Belo Horizonte, fora das cercanias dos tracionais concertos que acontecem no Parque Municipal Américo Renné Giannetti.
Programa:
1. O Barbeiro de Sevilha, Abertura - Gioacchino Rossini
2. La Traviata, Coro di zingarelle - Giuseppe Verdi Solistas: Estefânia Cap e
3. La Traviata, Brindisi - Giuseppe Verdi Solistas: Ludmilla Bauerfeldt e Lucas Damasceno
4. La Traviata, addio del passato - Giuseppe Verdi Solista: Eliseth Gomes
5. Aida, Preludio - Giuseppe Verdi
6. Aida, Scena delle sacerdotesse e Dança - Giuseppe Verdi Solista: Melina Peixoto
7. Turandot, In questa Reggia - Giacomo Puccini Solista EIko Senda
8. Nabucco, Gli arredi festivi - Giuseppe Verdi
9. Butterfly, um bel di vedremo - Giacomo Puccini Solista: Eiko Senda
10. Nabucco, Va pensiero - Giuseppe Verdi