Derivas Pampulha é um projeto do Pampulha Território Museus que prevê edições seriadas de intervenções e experimentações dos educativos do Museu de Arte da Pampulha, Museu Casa Kubitschek e Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. A atividade é um convite à imersão sensorial na Paisagem Cultural do Conjunto Moderno da Pampulha. Serão três peças audiovisuais apresentadas, que evocam a experimentação sensível dos elementos arquitetônicos, paisagísticos e artísticos da Pampulha em uma escala humana que desafia a imagem espetacularizada da visualidade do todo do Conjunto.
Para esta edição, a "Sensorial", o vídeo mostra um percurso exploratório e multissensorial por esses três espaços, revelando novas camadas de percepção dessas arquiteturas e suas paisagens, propondo uma forma de mediação sensível e poética, um exercício para "outros olhares". A atividade integra a programação da 15ª Primavera dos Museus e foi gravada e produzida respeitando todos os protocolos de combate à Covid-19 vigentes em Belo Horizonte.
O Pampulha Território Museus é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico.