O Galpão Cine Horto receberá a exposição “Caça às Palavras”, da fotógrafa e artista visual Márcia Charnizon, a partir do dia 24 de outubro, às 20h.
A obra se trata de uma reflexão sobre a violência oculta que precede agressões físicas. A artista discute como os crimes de ódio são frequentemente precedidos por discursos de ódio e questiona o impacto das palavras não reconhecidas como violentas.
Na exposição, Charnizon busca romper o silêncio ao reunir mulheres que já foram vítimas do machismo e do preconceito e que, como protagonistas de suas histórias, se despem e revelam suas marcas por meio de frases violentas que fazem parte de suas trajetórias. Cada fotografia representa um capítulo da vida de cada mulher.
Este trabalho integra a Coleção de Fotografia Contemporânea da Bibliothèque Nationale de France (BnF) e busca reafirmar o compromisso da artista com a investigação crítica das opressões de gênero, além de promover perspectivas plurais e inclusivas. Márcia Charnizon desenvolve sua obra de forma colaborativa, criando um espaço íntimo com as pessoas que fotografa.
A mostra ficará em cartaz de 24 de outubro a 30 de dezembro, com entrada gratuita.