De 13 a 16 de novembro, quarta a sábado, Belo Horizonte recebe a 6ª edição de um dos maiores eventos da cena musical negra, indígena, periférica e LGBTQIAPN+ do Brasil, o Festival IMuNe.
A partir do tema “Solidariedade na Música como estratégia para adiar o fim do mundo”, a programação foi composta por apresentações musicais, com veteranos e jovens artistas da cena, além de palestras, oficinas e rodadas de negócios com foco no mercado da música e sustentabilidade.
O Festival IMuNe 2024 foi fomentado pelo Programa Funarte de apoio a ações continuadas 2023 e também é realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cemig e da Budweiser e apoio da Buser e IG.
Na sexta (15.11) é o grande momento de encontro e celebração do Festival IMuNe 2024.
A noite, realizada no BeFly Hall, reunirá o samba carioca e ancestral de Leci Brandão (RJ) - que no auge de seus 80 anos figura como a grande homenageada da edição.
Também brinda o público, a rainha brasileira do soul, Sandra Sá (RJ), com a pegada quente de sua black music, muito samba rock e sucessos que estão, há décadas, na boca do público.
Juntam-se às veteranas, nomes expoentes da cena musical independente, como Sued Nunes, jovem cantora e compositora de Cachoeira (BA), que ganhou as redes sociais com sua canção "Povoada"; MC Xenon, autointitulado "fazedor de hit", representante da pulsante cena funk mineira e dono do sucesso "Sem aliança no dedo"; e SD9, rapper da nova geração que já coleciona milhões de plays nas plataformas de streaming.
Sobem ainda ao palco o rapper paulista Dexter e a multiartista mineira e idealizadora do Festival IMuNe, Bia Nogueira, que apresenta seu mais novo show Respira - Uma experiência afrofuturista.
Os ingressos para as apresentações musicais estão à venda na plataforma Sympla.
Já a programação que será voltada para o mercado da música com os debates, palestras e rodadas de negócio, é toda gratuita e com acessibilidade em Libras.