Parque Nacional da Serra do Gandarela
O Parque Nacional da Serra do Gandarela (PARNA) foi criado em 13 de outubro de 2014 e constitui-se importante área de conservação ambiental no coração do Quadrilátero Ferrífero e na porção sul da Cadeia do Espinhaço, a 40 km de Belo Horizonte.
O reducto apresenta exuberantes serras, rios e cachoeiras. A vegetação é composta por um dos mais contínuos fragmentos de Mata Atlântica de Minas Gerais em transição com formações de cerrado. Os amantes da natureza podem seguir trilhas que conduzem a lindas quedas d'água, além de observar os pássaros e contemplar a paisagem.
O PARNA é importante fonte de recursos hídricos, formando grandes aquíferos e contribuindo para o abastecimento de várias cidades, inclusive a capital mineira. Toda essa água também aparece nos inúmeros córregos e rios presentes no parque drenando para as bacias dos rios Doce e das Velhas. Esse fator contribui para a ocorrência de dezenas de cachoeiras, que compõem uma esplêndida beleza cênica e oferecem opções de turismo e lazer gratuitos para todos que a visitam.
Dentre as maravilhas do Parque, a Cachoeira do Índio é a maior delas. Localizada no município de Rio Acima, a cachoeira faz parte de um complexo formado por quatro grandes quedas, com mais de 200 metros de altura. Caracterizada pelo seu difícil acesso, é um atrativo para aqueles que curtem esportes radicais, sejam amadores ou profissionais, mas com experiência nas descidas íngremes e sinuosas.
Localizada no distrito de Honório Bicalho, em Nova Lima, a Trilha e Cachoeira das 27 Voltas é destino certo para os praticantes de trekking e mountain bike. São 9 km de trilha moderada que se finda na Cachoeira das 27 Voltas, que possui um belo poço para banho. Outros atrativos do parque indicados para praticantes de esportes radicais são o Poço do Cambibe e a Cachoeira do Cruzado.
Já a Cachoeira do Viana possui fácil acesso a partir do centro da cidade, fator que certamente contribui para que seja a mais visitada do Parque. Ideal para ir com crianças, o local requer uma pequena caminhada de 400m para acessar o poço tranquilo, de onde se tem uma bela vista do Pico do Itabirito e da paisagem regional.
Outros atrativos mais acessíveis do parque são o Poço Azul, a Cachoeira Santo Antônio, e o Mirante da Serra do Gandarela, belo ponto de observação da paisagem da porção norte do Parque, de onde também é possível observar o Ribeirão do Prata e trechos da Estrada Real.
Distância de Belo Horizonte: 65 km
Informações Turísticas: (31) 3545-1883