Cidades Históricas
Minas Gerais é estado com maior número de bens culturais reconhecidos pela Unesco. Estão na lista o Centro Histórico de Ouro Preto, o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, o Centro Histórico de Diamantina e o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte. Ao visitar as cidades históricas mineiras, você encontrará, além de joias do patrimônio nacional e mundial, a hospitalidade calorosa que só existe por aqui.
- CONGONHAS
Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1985, a cidade abriga o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos —maior conjunto de arte colonial do país, composto por uma igreja e seis capelas marcando os passos da Paixão de Cristo — e guarda um dos maiores patrimônios artísticos do Brasil: obras do Mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Vale a pena fazer uma visita guiada para entender a história e curiosidades do Santuário. Depois de um processo de recuperação finalizado em 2018, a basílica está mais colorida e cheia de surpresas a exemplo da pintura de nuvens no teto e de flores nos altares laterais. No adro da igreja ainda estão os doze profetas feitos em pedra sabão por Aleijadinho. Visite o Museu de Congonhas, que mostra de forma interativa e moderna as diversas concepções que existem no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, juntamente com as obras de Aleijadinho.
Distância de Belo Horizonte: 80 km
Informações turísticas: (31) 3731-1300 / 3731-7394
Saiba mais: http://www.minasgerais.com.br/pt/destinos/congonhas
- DIAMANTINA
Diamantina soube conservar sua arquitetura, cultura e natureza para se tornar uma das cidades históricas mais conhecidas e visitadas do Brasil. Possui um casario colonial de inspiração barroca, construções históricas e igrejas seculares, que carregam consigo mistérios que fazem parte da cultura popular. A musicalidade, com suas serenatas e vesperatas, faz de suas ruas um verdadeiro show. Para completar, a paisagem cênica que envolve a cidade é uma das mais deslumbrantes de toda Minas Gerais.
Essas características, além de encantar a todos, trouxeram para a cidade, em 1999, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, entregue pela UNESCO. A cidade é um lugar onde o erudito e o popular se misturam em obras autênticas da cultura mineira, fazendo de Diamantina um dos destinos mais singulares para visitação em Minas Gerais. Entre as principais atrações da cidade, estão a Igreja São Francisco de Assis, o passadiço da Glória, a Casa da Chica da Silva, a Igreja do Amparo e o Parque Estadual do Biribiri.
Distância de Belo Horizonte: 290 km
Informações turísticas: (38) 3531-9532
Saiba mais:http://www.minasgerais.com.br/pt/destinos/diamantina
- MARIANA
Primeira vila, bispado e capital do estado, a charmosa Mariana é uma das mais importantes cidades históricas do Brasil. Junto com Ouro Preto, tem um dos mais belos conjuntos da arquitetura barroca de Minas Gerais. Suas ruas de paralelepípedo, monumentos históricos e praças realçam um forte legado cultural. Na Rua Direita, não deixe de reparar nas construções coloniais, que fazem parte do patrimônio urbanístico de Mariana.
Entre as principais atrações de Mariana, estão a Igreja São Pedro dos Clérigos, Igreja Nossa Senhora dos Anjos, Igreja São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora das Mercês, Catedral Nossa Senhora da Assunção (Sé), Igreja Nossa Senhora do Carmo, Praça Minas Gerais, Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, Museu da Música e Museu do Tropeiro.
Distância de Belo Horizonte: 117 km
Informações turísticas: (31) 3557-9000
Saiba mais:http://www.minasgerais.com.br/pt/destinos/mariana
- OURO PRETO
Primeira cidade brasileira e uma das primeiras do mundo a ser declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1980, Ouro Preto foi construída por artistas e escravos, no auge do Ciclo do Ouro. Seu grande valor histórico como palco da Inconfidência Mineira e seu expressivo conjunto histórico não são os únicos atrativos da cidade, que também se beneficia de sua intensa atividade cultural, além do rico ecossistema que a contorna, com cachoeiras, trilhas e uma enorme área de mata nativa. Suas imponentes e silenciosas igrejas contrastam com o clima jovial e alegre proporcionado pelo movimento contagiante dos estudantes e turistas, sempre dispostos a festejar em suas famosas repúblicas ou nas ladeiras da cidade.
Entre as principais atrações do município estão a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Igreja São Francisco de Assis, Igreja do Carmo, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja de Santa Efigênia, Teatro Municipal, Museu da Inconfidência, Museu do Oratório, Museu de Arte Sacra e Casa dos Contos, além do passeio de Maria Fumaça de Ouro Preto a Mariana e o Parque Estadual do Itacolomi.
Distância de Belo Horizonte: 98 km
Informações turísticas: (31) 3559-3200
Saiba mais: http://www.minasgerais.com.br/pt/destinos/ouro-preto
- SABARÁ
Sabará foi o primeiro povoado de Minas Gerais. Recebe pessoas que querem renovar sua fé ou simplesmente aproveitar a tranquilidade da cidade. Suas suntuosas igrejas do século XVIII abrigam obras de grandes artistas do barroco e rococó, como o Mestre Aleijadinho. Seu centro histórico é um museu a céu aberto, que retrata a transformação da cidade durante o Ciclo do Ouro. Anualmente, são realizados dois concorridos festivais gastronômicos na cidade: o Festival da Jabuticaba e o Festival do Ora-pro-nóbis. Sabará tem forte produção artesanal, representada principalmente pela Palma Barroca e pela Renda Turca de Bicos.
Entre as principais atrações da cidade estão a Igreja de São Francisco, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, Capela Nossa Senhora do Ó, Teatro Municipal ou Casa da Ópera, Casa de Borba Gato e Museu do Ouro.
Distância de Belo Horizonte: 23 km
Informações turísticas: (31) 3672-7701
Saiba mais: http://www.minasgerais.com.br/pt/destinos/sabara
- SÃO JOÃO DEL-REI
São João del-Rei é conhecida como a “Terra onde os sinos falam”, pois guarda uma curiosa tradição: pelo toque do sino, sabe-se onde, quando e por qual celebrante será realizada a solenidade. E ainda: se haverá procissão e, no caso dos dobres fúnebres, até se a pessoa falecida era homem ou mulher. Além dessa rica tradição, conserva também belos patrimônios, com destaque para as igrejas e museus. Foi berço de personagens importantes da história de Minas e do Brasil: Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), D. Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira e Tancredo Neves.
Entre as principais atrações, estão a Igreja São Francisco de Assis, Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja de São Gonçalo, Igreja do Rosário, Memorial Tancredo Neves, Museu Bárbara Heliodora, Museu da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Museu de Arte Sacra, Museu Regional de São João del-Rei, Museu Ferroviário e Passeio de Maria Fumaça São João del-Rei - Tiradentes.
Distância de Belo Horizonte: 188 km
Informações turísticas: (32) 3372-1338
Saiba mais: http://www.minasgerais.com.br/pt/destinos/sao-joao-del-rei
- TIRADENTES
Tiradentes é uma mistura de história, cultura, religiosidade, natureza e gastronomia. É uma das cidades históricas mais charmosas de Minas, com importantes exemplos de arte barroca em sua paisagem. Seus museus, igrejas e praças são encantadores. Algumas das suas principais construções têm o toque de Aleijadinho. A cidade ganha vida com o movimento das charretes, levando os visitantes a um passeio no tempo. O calendário da cidade é repleto de eventos, além do tradicional Carnaval de rua e da Semana Santa, destaca-se o Festival de Cinema, em janeiro; o Encontro dos Apreciadores da Harley Davidson, em julho; e o Festival Gastronômico, em agosto. Uma dica para enriquecer sua viagem é conhecer o distrito de Bichinho pertencente ao município de Prados.
Entre as principais atrações, estão o Museu Casa Padre Toledo, Museu de Sant’Ana, Matriz de Santo Antônio, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Chafariz de São José, Largo das Forras e Passeio de Maria Fumaça Tiradentes - São João del-Rei.
Distância de Belo Horizonte: 192 km
Informações turísticas: (32) 3355-1412
Saiba mais: http://www.minasgerais.com.br/pt/destinos/tiradentes