Descubra o Arraial de Belo Horizonte. A maior festa junina da região sudeste
Novamente surpreendendo, a capital mineira é sede do maior evento junino da Região Sudeste, o Arraial de Belo Horizonte, que reúne, além do tradicional Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas, o cortejo junino, atrações musicais, festas, quermesses, festivais gastronômicos e oficinas em todas as regiões da cidade. Isso significa que, ao lado da valorização das tradições regionais, há um grande potencial para que o evento se destaque no calendário artístico e turístico brasileiro, como um atrativo típico de Belo Horizonte com toques singulares que diferenciam o Arraial de outras festas juninas existentes no Brasil. Com uma EXPERIÊNCIA JUNINA COMPLETA, o Arraial de Belo Horizonte 2019 ofertou ao público 3 eixos de entretenimento - Quadrilha, Gastronomia e Música - além de contar com 30 dias de evento, entre programação oficial e associada.
Em 2019 foram mais de 90 celebrações espalhadas pelas regionais durante o período, e quem esteve na Capital vivenciou muita dança, música e gastronomia, além da programação para todas as idades e gostos. Dentre as atrações se destaca o “Arraial de Belo Horizonte” que em 2019 o evento atingiu a expressiva 41ª edição reiterando sua relevância para a manutenção e perpetuação dos movimentos tradicionais da cultura mineira e junina como atrativo turístico.
Aproximadamente 100 mil pessoas se encantaram com a alegria do Arraial de Belo Horizonte 2019, que, na sua 41ª edição, contou com apresentação de 40 quadrilhas no tablado e cinco shows no palco, dentre eles o de Naiara Azevedo, Luan Santana e Falamansa.
Um dos destaques do Arraial de Belo Horizonte 2019 foi a gastronomia. Quem esteve na praça pôde experimentar delícias da culinária típica junina, como caldos, tropeiro, quentão e canjica, a preços atrativos. Pela segunda vez, a Vila Gastronômica - ação realizada em parceira com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel - MG) - levou ao evento as delícias da culinária junina com muito conforto ao público presente. Teve ambientação junina e conjuntos de mesas e cadeiras de madeira e pufs, fato que proporcionou conforto para quem ali degustou a boa comida de restaurantes típicos mineiros. Outro atrativo foram as receitas vencedoras do Concurso Prato Junino. A ação é realizada entre as faculdades de gastronomia (UNA, Promove, Senac, Estácio e Pitágoras ) e os pratos foram comercializados por apenas R$10.
Além disso o evento é gerador de cerca de 3.000 postos de trabalho temporário entre músicos, projetistas, marceneiros, cenotécnicos, costureiras, artesãos, locutores, barraqueiros e outros tantos profissionais são envolvidos, desde a concepção do evento até a sua realização, além de contemplar outros contingentes de mão de obra em eventos afins.
Com o objetivo de apresentar o Arraial de Belo Horizonte como produto turístico e incentivar a comercialização do destino como destaque no período junino, a Diretoria de Promoção Turística da Belotur organiza todos os anos uma visita técnica com agências e receptivos interessados a conhecer o evento.
Veja o vídeo.