Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação semanal é gratuita.
Confira a agenda do Centro Cultural Padre Eustáquio logo abaixo.
Destaques do Mês
Abertura da Exposição Escritoras Urbanas
O Centro Cultural Padre Eustáquio recebe no sábado, dia 15, a programação de abertura da exposição coletiva Escritoras Urbanas. Idealizada pela artista visual Tefa, a exposição é resultado de uma residência artística que contemplou 8 mulheres, artistas visuais, com mentorias e imersões. Agora o público pode acompanhar de perto o resultado deste laboratório criativo. Este é o momento de celebrar a produção feminina na arte urbana, que desempenha um papel significativo na cena de Belo Horizonte e região metropolitana, ampliando e potencializando as representações e experiências em torno das artes visuais e, assim, democratizar o acesso à arte. Para celebrarmos junto ao público a conclusão deste primeiro ciclo do projeto Escritoras Urbanas escolhemos o Centro Cultural Padre Eustáquio, localizado na região Noroeste, que é um dos polos da cultura Hip-Hop na cidade. Além da exposição, 50 artistas irão ocupar este espaço e criar conjuntamente um grande painel de grafite, contando também com uma programação musical com DJ e um show inédito, onde a rapper Laura Sette convida o grupo Noroeste Side. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Mais informações: @escritorasurbanas
Exposição Escritoras Urbanas
A arte urbana se manifesta livremente em meio aos becos, vielas, edifícios e o asfalto. Estas intervenções se iniciam por um gestual, que resulta em signos que marcam a cidade e servem de cenário para a história de quem por ali transita. E se ao invés dos homens, as mulheres predominassem as ruas com sua arte? Esta exposição é resultado de um processo de curadoria e residência artística de 8 mulheres, e permite uma experimentação da ocupação feminina no meio urbano. Um projeto para se refletir sobre o espaço e protagonismo de mulheres no meio artístico, e os desafios enfrentados nesta trajetória. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Mais informações: @escritorasurbanas.
Festa Junina CCPE
Quadrilha, comidas típicas, barraquinhas e apresentações de parceiros do CCPE.
Artes Cênicas
Arena do Forró
Oficinas de Forró com a equipe de professores do Arena do Forró.
Aulas de Dança de Salão
Aulas de iniciação em dança nos ritmos de bolero e forró, com o professor Renato Ventura.
Larutan
Prática de dança livre.
Audiovisual
Cineclube Azteca
No alto dos morros que formam a Regional Noroeste de Belo Horizonte, por onde sobem os bairros Carlos Prates e Padre Eustáquio, o Cineclube Azteca se acende como um candeeiro de luz cinematográfica, convocando os moradores para uma expedição de descobertas. Não é apenas um cinema, mas um espaço de formação, um convite ao encontro e à reflexão, aberto a todas as idades, onde cada filme exibido é uma janela para se debruçar, ver novas paisagens, produzir conversas sobre os modos de vida e as singularidades do Brasil, em especial, aqueles filmados em terras mineiras. Com esse espírito, o objetivo do cineclube é pesquisar e programar filmes a partir desses encontros com o público em cada sessão, nutrindo assim a ideia de uma curadoria comunitária.
Literatura
Marcas do Tempo
Espetáculo de contação de histórias, no qual Maria Célia Nunes narra contos de sua autoria, acompanhada por um músico.
Feira de Poesia
Sarau com protagonismo dos poetas e escritores locais.
Roda de Leitura CCPE
Leitura compartilhada do livro “A Cidade Ilhada”, de Milton Hatoum,seguida de debate sobre a obra. Mediação: Hélio Prata.
Patrimônio Cultural
Encontro de Forrozeiros
Encontro de apreciadores do forró e da cultura nordestina.
Encontros e Oficinas
Lian Gong em 18 Terapias
Ginástica baseada na medicina tradicional chinesa, desenvolvida para tratar dores e promover saúde.
Programa Arte da Saúde: Ateliê da Cidadania
Oficina de artes, pintura, desenho, graffiti, cerâmica e muito mais.
Brinquedos e Brincadeiras – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. Os encontros são semanais, e as crianças vivenciam brincadeiras populares e também aprendem a confeccionar brinquedos. Brincante: Roniza.
O Som Das Quadras
O Som Das Quadras chega ao CCPE, trazendo a leveza do seu ensaio aberto, onde as pessoas são livres para treinar os passinhos da época dos bailes de quadra (1980/90) com interação, amizade, colaborando uns com os outros, promovendo saúde e bem estar, longe do ambiente de competição. Não buscamos os melhores dançarinos e sim os melhores amigos, combatendo a depressão, sedentarismo, obesidade e outros males da meia-idade. Venham conhecer esse projeto consolidado na cidade. Com Evandro MC, toda equipe e DJs convidados.
Serviços
Encontros com a Cultura – Reunião da Comissão Local
Reunião de artistas, produtores e frequentadores do CCPE, com o objetivo de dialogar sobre a cultura em nosso território. Voltada a agentes culturais, parceiros e moradores da comunidade. Mediação: Francisca Lorza Marcatto.
Biblioteca
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
Informações: bibliotecaccpe@pbh.gov.br
Cessão de Espaço
O CCPE disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Telecentro
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.