Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação semanal é gratuita.
Confira a agenda do Centro Cultural Pampulha logo abaixo
Destaque do Mês
Roda de Conversa – As Mães, o Autismo e a Rotina
Momento de interação, no intuito de troca de saberes e afeto, construindo um espaço de aconchego entre os participantes. Na ocasião, a conversa será conduzida pela terapeuta de saberes Doriana Azolio e abrangerá a rotina da mãe e da mãe com o filho autista.
Artes Cênicas
O Pequeno Príncipe de Papel
O espetáculo é inspirado no livro de Antoine de Saint-Exupéry e apresenta as aventuras do Pequeno Príncipe e seu olhar poético sobre as descobertas da vida. A peça é mais um resultado das pesquisas do Grupo Girino, direcionadas às técnicas de construção de bonecos em papel. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Mamulenga
O espetáculo “Mamulenga” convida o público para embarcar na história de Maria, uma menina cheia de coragem que, diante da perda de sua família, descobre uma paixão pelo mundo do teatro de bonecos. O espetáculo é uma metalinguagem que homenageia o Teatro de Bonecos do Nordeste, apresentando elementos da cultura popular de um Brasil profundo, cheio de riquezas e diversidade. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Público: livre
Dança Cigana
Técnicas e ensaios de dança cigana. Coordenação: Maria do Socorro.
Público: adulto
Carimbó
Técnicas e ensaios de carimbó. Orientação: Graciângela.
Público: adulto
Artes Visuais
Exposição Traçado na Memória
Nesta mostra, 15 quadrinistas de Belo Horizonte e região metropolitana “se apropriaram” de 15 diferentes patrimônios da cidade. O patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remete à história, à memória e à identidade desse povo. Exposição integrante do 10º FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte 2018.
Audiovisual
Projeto Cria Periferia
Oficina de audiovisual com vistas à produção de filmes documentários. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Literatura
Oficina Brincante: Uma História pode ser uma Brincadeira de Leitura
A partir de brincadeiras da tradição oral – cantigas de roda, trava-línguas, adivinhas, parlendas para brincar – esta oficina propõe explorar a ludicidade infantil e integrará a atividade Clubinho de Leitura, que já acontece na unidade, e propõe afeto, carinho, diversão e muita leitura. Bora participar?! Atividade com Flávia Paixão.
Público: livre
Sexta Literária
Atividade literária desenvolvida pela equipe da Biblioteca.
Público: livre
Patrimônio Cultural
Capoeira
Expressão brasileira que mistura cultura popular, esporte, arte marcial e dança. Orientação: Mestre Bentivi.
Encontros e Oficinas
Karatê
Prática de arte marcial de autodefesa de origem japonesa. Professor: Ivan de Moura.
Público: a partir de 5 anos
Lian Gong em 18 Terapias
Baseada na medicina tradicional chinesa, esta ginástica foi desenvolvida para tratar dores e promover saúde. Orientação: Kelly Abrantes, terapeuta ocupacional.
Taekwondo
Prática de arte marcial baseada nas tradições culturais coreanas. Professor: Marinho.
Oficina de Inglês
Ensinamentos de inglês com Wanderson Ramos.
Brinquedos e Brincadeiras – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Encontros semanais, gratuitos, para que as crianças vivenciem brincadeiras populares e também aprendam a confeccionar brinquedos.
Serviços
Biblioteca
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
Cessão de Espaço
O CCP disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Telecentro
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
Visitas Guiadas
Agende sua visita guiada à Biblioteca do Centro Cultural Pampulha. As visitas acontecem uma vez por semana, de terça a sexta, no horário da manhã.