Programação de Abril 2025 - Centro Cultural Vila Marçola

Ícone Descrição

Descrição

Destaque do Mês
 

Festa, Cultura e Família – Escola Municipal Senador Levindo Coelho

Uma manhã com uma programação especial para a comunidade, pais e estudantes. Com oficinas diversas, capoeira, apresentações de dança, brincadeiras e vivências que mostram as atividades feitas pelos professores da Escola Municipal Senador Levindo Coelho na sala de aula. Uma forma de aproximar e fortalecer ainda mais o elo dos professores com o território e os familiares.
Público: livre
Dia 26, sábado, das 8h às 11h20


Artes Cênicas
 

Espetáculo Passá-Tempo: Encruzas, Ancestralidades e Identidades.

O corpo preto resiste em cena. Atravessados e rotulados, por muito tempo tidos como corpos invisíveis. Entender-se preto é um ato de resistir e entender que há muito a ser escurecido diante da visão deturpada de mundo apresentada pelo embranquecimento cultural. Voltar às raízes e resgatar sua voz, andar pelo mundo como corpo preto e ser visto. 

Celebre sua negrura e venha se aquilombar aqui e agora! Com Romis Ribeiro e Lessya Felipe, Jequié – Bahia
Dia 11, sexta, às 19h
 

Teatro Intimidade – Firmamento

A casa, cenário central da peça, se transforma em um universo, onde cada gesto e memória brilha como uma estrela no vasto céu da existência. 

Os personagens buscam equilibrar e recarregar suas forças, firmando seus próprios pontos e histórias. Nesse espaço simbólico, encontram uma força eterna que os sustenta: o amor, que é tanto chão quanto céu, uma energia imensurável que os impulsiona a seguir.
Dia 26, sábado, às 16h


Artes Visuais


Exposição Rainhas Negras – 2ª edição

A exposição do fotógrafo, produtor cultural, professor de dança e coreógrafo Márcio Silva é uma intervenção artística e cultural de raízes negras. A atividade propõe uma série fotográfica com o objetivo de dar destaque às mulheres afrodescendentes dentro da sociedade. Trata sobre identidade, empoderamento, beleza, autoestima, afeto e autoconhecimento.
Público: juvenil, adulto, idoso
Visitação: até dia 30, no horário de funcionamento do Centro Cultural


Audiovisual

Cineclube Como Espaço de Criação! Escola Livre de Artes Arena da Cultura

Encontros para ver e criar filmes, com roda de conversa falando sobre as dinâmicas relacionadas à atividade, onde os participantes discutem as várias formas e possibilidades de filmagens. Entre outros temas, a linguagem e alguns truques de gravação.
Público: livre
Terças, às 19h


Literatura
 

Oficina Pega na Mentira

Leitura do livro “A mentira da verdade”, de Joaquim de Almeida, antecedendo a relatos de mentiras, culturalmente celebradas no dia 1° de abril, que os participantes desejem ser verdades, a partir das quais construirão novas mentiras capazes de impressionar os colegas, a ponto de desejarem suas realizações.
Mediação: Wander Ferreira
Público: livre
Dia 8, terça, às 14h


Música

 

Coral VoaVoz 


Através da música, uma linguagem universal que transcende barreiras culturais e sociais, o projeto busca impactar positivamente a vida dos jovens do entorno do CCVM, oferecendo uma atividade artística e recreativa que traz benefícios físicos, mentais e sociais. 

O VoaVoz não só trabalha o desenvolvimento vocal e a expressão emocional, mas também promove a autoconfiança, a redução do estresse, o trabalho em equipe e o senso de pertencimento.
 

Público: a partir de 5 anos
Quintas, das 10h30 às 12h e das 13h às 14h30


Encontros e Oficinas
 

Oficina Teatro na Melhor Idade: Encenando e Protagonizando Suas Próprias Histórias
Através de um espaço de criação cênica e mobilização social, mulheres e homens idosos poderão explorar e encenar suas próprias histórias de vida, valorizando suas experiências e identidades. 

Utilizando práticas, técnicas e exercícios do TO, a oficina promoverá a reflexão crítica e o diálogo sobre questões sociais relevantes, permitindo que os participantes se expressem artisticamente, fortaleçam vínculos comunitários e desenvolvam habilidades de improvisação e encenação em um ambiente seguro, reflexivo e acolhedor. Com Léssya Felipe e Romis Ribeiro
Dia 10, quinta, 14h às 16h
 

Mexa-Se
Grupo de exercícios físicos com o objetivo de melhorar as capacidades usadas no dia a dia, como caminhar, agachar e carregar objetos pesados, além de melhoria da flexibilidade e da qualidade de vida. Orientação: Heloísa. Parceria: NASF.
Público: livre
Terças e quintas, das 15h às 15h45


Danças Populares Brasileiras
A oficina é uma estratégia de resgate cultural na comunidade e tem o objetivo de proporcionar bem-estar, saúde, diversão e conhecimento em danças populares, enriquecendo nossa cultura. Esta atividade envolve música, socialização e mobilidade aeróbica. Parceria: Fica Vivo Serra.
Público: de 12 a 24 anos.
Inscrições: pessoalmente ou pelo e-mail ccvm.fmc@pbh.gov.br
Terças e quintas, das 17h30 às 19h


Poéticas da Luz – Fotografia e comunidade
As oficinas serão desenvolvidas pela fotógrafa Alexandra Simões, no formato de ateliês, em que retratos antigos serão recuperados, ao mesmo tempo em que outros novos serão realizados, tudo a partir de técnicas históricas da fotografia.
Público: livre
Quartas, das 14h às 17h


Encontros para Dançar – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Nesta oficina, os(as) participantes são convidados(as) a vivenciar o prazer de dançar e estar em movimento e a ampliar a compreensão sobre a dança como campo artístico.
Público: 14 anos.
Quartas, das 19h às 21h
 

Capoeira
Oficinas de capoeira voltadas para o público infantojuvenil e adulto. Com Mestre Jaiminho.
Público: a partir de 16 anos
Informações e inscrições: pessoalmente ou pelo e-mail ccvm.fmc@pbh.gov.br
Quintas, das 20h às 21h30
 

Brinquedos e Brincadeiras – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Vivência de brincadeiras populares, confecção de brinquedos, trabalho com o corpo, desenvolvimento da oralidade e reconhecimento das artes e elementos da cultura brasileira.
Público: infantil
Sextas, das 16h30 às 18h
 

Brincando Com o Espaço – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
A oficina envolve aprender a ver e sentir os objetos como formas, cores, texturas, que podem parecer e “virar” outros objetos e descobrir que podemos fazer “cenários” e “espaços criativos” para usar em cenas de teatro, coreografias, jogos ou brincadeiras, usando estas coisas e objetos. Com Zildo Flores.
Público: livre.
Sábados, das 14h30 às 16h30


Serviços
 

Biblioteca
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h
 

Cessão de Espaço
O CCVM disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
 

EJA
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de educação básica que permite ao estudante retomar e concluir os estudos, promovendo qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho e os meios para uma melhor compreensão de sua condição enquanto cidadão.
Público: juvenil, adulto e idoso
Inscrições: pelo e-mail ou diretamente na Escola Municipal Senador Levindo Coelho (R. Caraça, 910 – Tel.: 3277-5139)
De segunda a quinta, das 14h às 17h
 

Telecentro
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
De terça a sábado, das 13h às 17h

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Ícone Youtube

Video

 

Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a

Entrada

Gratuito
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar