Após temporada de sucesso em Lisboa (Portugal), Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, o Festival Teatro em Movimento, que tem curadoria e coordenação geral de Tatyana Rubim, traz a Belo Horizonte “Cenas da Menopausa”, com Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello - que também dirige a peça -, e tem texto e versões musicais de Anna Toledo.
O espetáculo é uma comédia que retrata, com humor e sensibilidade, a vida da mulher 50+ no “segundo ato” da vida. Por meio de cenas curtas e paródias musicais, a montagem aborda temas como mudanças corporais, carreira, saúde, beleza, relacionamentos e a menopausa, de forma franca, divertida e reflexiva. A capital mineira recebe a peça nos dias 31 de outubro, sexta-feira, às 21h, e 1 e 2 de novembro, sábado e domingo, às 19h, no Sesc Palladium. Ingressos à venda pelo Sympla. Essa 24ª edição do Teatro em Movimento é patrocinada pelo Instituto Unimed-BH e Itaú, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura.
O espetáculo traz intervenções musicais cômicas com paródias de músicas pop, usadas como vinhetas ou comentários das cenas.
Cenas da Menopausa
A estrutura do espetáculo acompanha o que a autora chama de “fases do luto ovariano” — choque, negação, revolta, depressão, barganha e aceitação. Cada cena traz uma mulher diferente vivendo um momento-chave da menopausa, e há uma personagem que costura toda a dramaturgia: Teresa, que atravessa todas essas fases.
A história acompanha Teresa (Claudia Raia), uma mulher de 49 anos, casada há 18, mãe de dois filhos e sobrecarregada no trabalho como corretora de imóveis. Entre as responsabilidades do dia a dia, ela se depara com algo inesperado: os primeiros sintomas da menopausa. Ondas de calor, insônia, alterações de humor e uma enxurrada de dúvidas vão transformar sua rotina em uma jornada surreal e cheia de reviravoltas cômicas. A peça ainda se propõe a discutir situações práticas que vão desde como abordar o novo momento com o parceiro, Mario, para não se isolar emocionalmente, ou como lidar com as capacidades criativas e de vitalidade que se apresentam nesta fase.
Outras personagens interpretadas por Claudia são Laurinha, mulher com mais de 50 anos, divorciada, sarada, jovial e em absoluta negação diante dos sintomas da menopausa; Gilda, mulher com mais de 60 anos, divorciada, hippie e desencanada, cujo marido a trocou por uma jovem de 20 e poucos; e Isabel, uma cinquentona super executiva, workaholic, sem tempo para cuidados pessoais e cliente de Vini Visage, (interpretado por Jarbas). Claudia interpreta ainda um mix de divas 50+ que aparecem na abertura do espetáculo. Já os personagens vividos por Jarbas são Mario, marido de Teresa; Alberto, ex-marido de Gilda, 60 anos; um médico; um vidente que trabalha com realinhamento energético, joga tarô e búzios; uma vendedora; uma freira; a tia Judite, uma senhorinha rabugenta de 75 anos; a cantora Madonna; e, como mencionado, Vini Visage - cabeleireiro e influencer no YouTube.
Com um repertório empolgante, o espetáculo revisita hits dos anos 80 e 90, transformando-os em paródias hilárias. Desde a abertura explosiva com um mashup de "Fever/Hot Stuff/Flashdance" até momentos icônicos como "Total Eclipse of the Heart", "Like a Virgin" e "I Will Survive", cada música traz uma nova camada de humor e ironia para a trama. Em Portugal, a Cenas da Menopausa ficou 6 semanas em cartaz no Teatro Tivoli BBVA (em Lisboa), totalizando 67 apresentações e reunindo um público de mais de 70 mil espectadores.