Poucos artistas foram capazes de traduzir a alma humana com tanta intensidade quanto Rembrandt van Rijn (1606–1669). Entre luzes e sombras, o mestre holandês reinventou a gravura no século 17e transformou o olhar sobre o mundo.
A exposição “Rembrandt – O mestre da luz e da sombra” reúne 69 gravuras originais do artista, pertencentes a uma coleção privada administrada pela The Art Co., de Pesaro, na Itália, e sob a supervisão científica da Rede dos Museus da Região Marche Nord. Com curadoria de Luca Baroni, a mostra apresenta um panorama abrangente da obra de Rembrandt, revelando diferentes fases de sua produção entre 1629 e 1665, período em que o artista explorou temas bíblicos, retratos íntimos, paisagens e cenas cotidianas com uma sensibilidade que ultrapassa o tempo.
Mais do que uma exposição, a mostra é uma imersão no universo criativo de um dos maiores gênios da arte ocidental. Suas gravuras revelam o domínio absoluto do chiaroscuro, técnica que transforma a luz e a sombra em linguagem poética, fazendo emergir a emoção, o mistério e a humanidade de cada figura.
Para marcar a abertura da exposição “Rembrandt – O mestre da luz e da sombra na Casa Fiat de Cultura”, o curador e historiador Luca Baroni conduzirá uma conversa com o público para revelar detalhes da concepção da mostra. Em um encontro inspirador, Baroni irá compartilhar as curiosidades sobre as 69 gravuras originais que compõem a experiência, os segredos técnicos do chiaroscuro e o olhar sensível de Rembrandt sobre a condição humana.
Uma oportunidade única para conhecer de perto o processo criativo do artista que transformou a gravura em poesia e a sombra em revelação, tornando-se um dos maiores nomes da história da arte. Inscrições gratuitas pela Sympla.