Nesta oficina, conduzida pela equipe de drenagem do Programa de Desenvolvimento Estratégico da Região do Jatobá, a Já Tô Lá, serão apresentados os impactos da urbanização e das mudanças climáticas no ciclo da água e como as Soluções Baseadas na Natureza podem ajudar no controle de inundações. A atividade inclui um momento prático com um protótipo de jardim de chuva, promovendo a reflexão sobre alternativas sustentáveis para as cidades.
Espetáculo que reúne coreografias desenvolvidas pelos alunos, trazendo à cena temas de sua vivência. Uma celebração da dança como forma de expressão, encontro e resistência.
Vivência de 1 hora baseada na metodologia do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal. Voltada para jovens da periferia, a atividade convida os participantes a experimentarem, de forma prática e dinâmica, ferramentas teatrais que estimulam a expressão autoral, o pensamento crítico e a escuta coletiva. Em um encontro potente, o objetivo é provocar reflexões sobre o cotidiano, valorizar vivências periféricas e transformar cada participante em agente ativo de sua própria narrativa.
A oficina de desenho e artes visuais ministrada por Débora Mota, aluna do curso de Artes Visuais da UFMG, é voltada para crianças e adolescentes e tem como objetivo despertar a criatividade e o interesse artístico desde cedo. Durante as atividades, o público é incentivado a explorar diferentes técnicas de desenho e expressão visual, aprendendo de forma lúdica e divertida. A oficina proporciona um espaço de experimentação, onde os participantes podem desenvolver suas habilidades, trabalhar em projetos individuais e coletivos, além de estimular a percepção estética e a imaginação. A abordagem pedagógica busca ser inclusiva e acessível, permitindo que os participantes se expressem livremente através da arte.
Exibição do filme infantil “Soul – Uma Aventura com Alma”, que conta a história de Joe, um professor de música do ensino médio apaixonado por jazz, cuja vida não foi como ele esperava. Quando viaja a uma outra realidade para ajudar outra pessoa a encontrar sua paixão, ele descobre o verdadeiro sentido da vida.
Nesta oficina, conduzida por Juliana Daher, são abordados aspectos teóricos sobre a palavra em sua dimensão literária, advinda dos livros autorais e das histórias de tradição oral e aspectos relativos à performance da leitura e narração desses textos para a primeira infância. A seleção do repertório e as dimensões da prática são também contempladas neste encontro, que visa iniciar mediadores de leitura e narradores no exercício de partilhar histórias com os pequeninos.
Recital especial de canto e piano com duração de aproximadamente 1 hora, apresentando árias de ópera em diversos idiomas, como alemão, italiano e português. O repertório inclui obras consagradas interpretadas com emoção e excelência. Para que todos possam acompanhar, a tradução das letras será projetada em um telão durante a apresentação.
A oficina de canto em conjunto, ministrada pela instrutora Patricia Rodrigues, explora o universo feminino, abordando temas como empoderamento, autocuidado e autoestima. O ambiente acolhedor oferece, além das técnicas de canto, rodas de conversa e atividades interativas que incentivam a troca de experiências e reflexões. A proposta é criar um espaço seguro onde as participantes possam fortalecer sua autoconfiança, promover o bem-estar emocional e compartilhar vivências. A oficina faz parte do programa Mediação de Conflitos, criando um espaço de expressão livre e colaborativa para cada mulher.
Encontros com o objetivo de troca de saberes, com linhas e agulhas, passando pelo crochê, bordado e outras técnicas e memórias.
Oportunidade de conhecer e praticar essa expressão cultural e esporte afro-brasileiro que mistura arte marcial, dança e música. Oficina ministrada pelo Contramestre Claudinho, do Grupo Capoeira Universo.
O Arte da Saúde é um programa da Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Cáritas Regional Minas Gerais, que oferece atividades contínuas no contraturno escolar voltadas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Com foco no desenvolvimento pessoal e social, o objetivo principal é utilizar a arte como ferramenta para promover o crescimento emocional e a formação de habilidades. O programa proporciona oficinas e atividades culturais, contribuindo para o fortalecimento da autoestima, descoberta de talentos e desenvolvimento de novas habilidades. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Cáritas-MG.
Oficina para ministrar as técnicas da milenar arte marcial coreana. Orientação: Jhunior Ferreira.
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
O CCVSR disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Estúdio gratuito para produções de áudio. Aberto a artistas, grupos e produtores. Agende seu horário!