Programação Julho 2025 - Centro Cultural Jardim Guanabara

Ícone Descrição

Descrição

Destaques do Mês

O Amor Possível

O espetáculo-solo “O Amor Possível” é a mais nova produção do grupo Teatro Diadokai. Adaptação do romance “A Caverna”, de José Saramago, a dramaturgia emerge da valorização da oralidade da língua portuguesa, própria da escrita saramaguiana. Assim como no livro, o ponto de partida da encenação é a perplexidade que toma conta de Cipriano Algor (viúvo, 64 anos, oleiro de profissão) quando o shopping center, símbolo do consumo desenfreado da sociedade contemporânea, se recusa a vender as louças de barro dele, pois agora os clientes preferem as de plástico. Inicia-se para o oleiro uma jornada de reinvenção de si mesmo, na qual ele encontra o amor, com a viúva Isaura Madruga, e a lealdade e a amizade, com o cão Achado.

  • Classificação indicativa: livre
  • Público: livre
  • Dia 4, sexta, às 19h30
Especial de Férias – Bora Bolhas

Uma oficina divertida e interativa, na qual as crianças exploram a magia por trás das bolhas de sabão. Um convite à diversão, transformando simples bolhas em momentos de aprendizado e encantamento. Com Agne Murça.

  • Público: infantil
  • Dias 11 e 25, sextas, às 14h

Artes Cênicas

A Visível Poesia da Maturidade

Esta oficina teatral pretende explorar a expressividade do corpo maduro, nessa particular fase da vida que traz tantas transformações para as pessoas. Em meio à dispersão do ritmo vertiginoso do mundo contemporâneo, a atividade propõe um passo atrás, uma suspensão do cotidiano, um momento de contemplação e de observação de si, para propiciar a experimentação de outros discursos do corpo no espaço. Com Priscilla Duarte.

  • Público: adulto e idoso
  • Dias 2 e 3, quarta e quinta, das 9h às 11h

Artes Visuais

Exposição Érica Awano

Érica Awano, quadrinista homenageada do FIQ-BH 2018, iniciou sua carreira na área com a minissérie em quadrinhos “Street Fighter Zero 3”, escrita por Marcelo Cassaro. Na sequência o sucesso se repetiu na premiada série “Holy Avenger”, considerado o quadrinho nacional mais longevo para público adolescente, e “DBride”, publicada originalmente dentro da revista Dragon Slayer. As duas histórias são ambientadas em um cenário de jogo de RPG, chamado “Tormenta”.

  • Classificação indicativa: livre
  • Público: livre
  • Visitação: no horário de funcionamento do Centro Cultural

Patrimônio Cultural

Encontro Troca de Saberes

Grupo de mulheres que se reúnem semanalmente para confeccionar peças em artesanato e partilhar as técnicas.

  • Público: livre
  • Inscrições: no Centro Cultural
  • Dias 8 e 29, sextas, das 14h às 17h

Encontros e Oficinas

Ginástica Localizada

Momento dedicado à programação da saúde e da qualidade de vida.

  • Público: livre
  • Segundas, quartas e sextas, das 8h às 9h
Taekwondo

Arte marcial, de origem coreana, conhecida por sua ênfase na disciplina, controle e
desenvolvimento físico e mental.

  • Público: infantojuvenil e adulto
  • Inscrições: no Centro Cultural
  • Segundas, quartas e sextas, das 18h às 19h
Lian Gong em 18 Terapias

Ginástica terapêutica chinesa desenvolvida especialmente para prevenir e tratar dores. Realização: Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

  • Público: livre
  • Inscrições: no Centro Cultural
  • Terças e quintas, das 8h30 às 9h30
Arte da Saúde – Grafite

Busca o fortalecimento e o resgate da capacidade expressiva de crianças e adolescentes,
utilizando a arte como instrumento de formação e transformação. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Cáritas-MG.

  • Público: de 6 a 18 anos
  • Inscrições: no Centro Cultural
  • Terças e quintas, das 9h às 11h e das 13h às 16h
Capoeira

A oficina tem por objetivo iniciar os alunos na história, música, dança e estilos da capoeira,
caracterizada por golpes e movimentos abertos e complexos.

  • Público: infantojuvenil e adulto
  • Inscrições: no Centro Cultural
  • Terças e quintas, das 17h30 às 18h30 (de 3 a 6 anos) e das 18h30 às 19h30 (a partir de 7 anos)

Serviços

Encontros com a Cultura – Reunião da Comissão Local

Reunião de artistas, produtores e frequentadores do CCJG, com o objetivo de dialogar sobre a cultura em nosso território. Aberto a agentes culturais, parceiros e moradores da comunidade.

  • Público: adulto
  • Inscrições: no Centro Cultural
  • Dia 7, segunda, às 17h30
Biblioteca

Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.

  • De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h
Cessão de Espaço

O CCJG disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!

Telecentro

Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.

  • No horário de funcionamento da Biblioteca
Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Ícone Youtube

Video

 

Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a

Entrada

Gratuito

Este evento faz parte do Circuito Municipal de Cultura

Sim
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar