O Cine Vida é um projeto de oficinas de iniciação ao cinema, voltadas principalmente para formação de jovens e adultos interessados em conhecer o universo do audiovisual. Durante a realização do projeto, os participantes são incentivados a desenvolver sua sensibilidade artística, sua relação com o mundo e com a sétima arte. As oficinas propõem a compreensão e a prática dos participantes em contextos colaborativos fundamentados na articulação de redes, diversidade em diálogo, cogestão, valorização e preservação da identidade e memória da cidade, economia sustentável e na arte e linguagem como agentes transformadores. Temas: Fundamentos da montagem cinematográfica, softwares de edição, ritmo, continuidade, narrativa visual, efeitos, transições, finalização, exportação, formatos e codecs. Professor: Pedro Jacomé. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
A equipe da Biblioteca do Centro Cultural Zilah Spósito oferece uma visita mediada ao espaço, por meio de uma dinâmica que envolve conhecer seu funcionamento e acervo. Os inscritos podem solicitar abordagens temáticas para a mostra dos livros, com o objetivo de enriquecer o bate-papo entre os participantes.
Aula com o grupo Resistência Brasil Capoeira. Direção: Mestre Calango.
Em diálogo com as paisagens que moldam a cidade — o Museu de Arte da Pampulha propõe uma ação artística e educativa que convida o público a refletir criticamente sobre as transformações do território urbano. A partir do acervo do MAP, a atividade investiga, de forma sensível e criativa, como a arte pode revelar tanto a beleza quanto os impactos sociais e ambientais da urbanização. Voltada ao público escolar do Centro Cultural Zilah Spósito, a proposta acontece entre agosto e novembro de 2025, com encontros mensais que unem ludicidade, prática artística e pensamento crítico sobre o presente e os futuros possíveis da cidade.
Realização: Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Cáritas MG.
Aulas de futsal realizadas pela ADRA em parceria com o CCZS.
Após o sucesso da primeira edição na Zona Leste, o Rap Horizonte chega à sua segunda edição com foco na cultura hip-hop das regionais Norte e Venda Nova. A exposição revela como o hip-hop é uma expressão de resistência, criatividade e transformação social, destacando sua importância como parte viva da história cultural de BH.
Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.