Momento junino com comidas típicas, brincadeiras, música e apresentações:
14h – Início – som mecânico
14h30 – Núcleo Mineiro de Cultura Feijão Queimado
15h – Balé Junino – com Ballet Val Adriani;
15h30 – Aulão de Forró – com alunos da Aldeia do Forró, ao som do grupo Se Axegue
16h30 – Forró com grupo Forró da Sanha – Circuito Municipal de Cultura – e quadrilhão com pessoas da comunidade, frequentadores da unidade e alunos da Aldeia do Forró
18h – Quadrilha Junina Luar do Sertão – Circuito Municipal de Cultura
18h30 – Forró – com Ricardo Machado e Benny sanfoneiro.
Técnicas e ensaios de dança cigana.
Aulas de balé clássico sob a coordenação da professora Valéria Adriani. Confira a disponibilidade de vagas no Centro Cultural.
Técnicas e ensaios de balé clássico e dança contemporânea para a turma do Corpo de Baile. Coordenação: profa. Raquel Adriani.
Aulas e ensaios de forró, com Vitor Hugo (Aldeia do Forró).
A exposição é um desdobramento do projeto Protoestrelas, idealizado pelo fotógrafo Matheus Andres, e mantém viva a proposta de democratizar o acesso à arte, fomentar o olhar crítico e valorizar as múltiplas histórias que habitam cada rosto. “O que sua lente pode contar” reúne retratos documentais produzidos por participantes do minicurso de fotografia que leva o mesmo nome da exposição. As imagens convidam à reflexão sobre o que o olhar do fotógrafo pode revelar sobre quem é retratado. Mais que técnica, aqui se explora a escuta visual, a sensibilidade e a relação entre sujeito e imagem. A exposição propõe uma breve, porém potente, incursão pelo universo da fotografia: da história à técnica, da prática à reflexão estética e ética sobre o ato de fotografar.
Com participação de artesãs da comunidade, a exposição reúne diversas obras, entre flâmulas, quadros, bastidores e bandeiras, usando principalmente a técnica do bordado livre, mas também explorando a pintura sobre tecido e crochê.
Momento especial com a turminha! Trata-se de uma proposta voltada para as crianças e a comunidade em geral, com o objetivo de apresentar o universo lúdico da literatura infantil.
Dia de ler, refletir e conhecer em grupo um autor literário, um livro do acervo da Biblioteca ou um tema interessante em destaque que o espaço oferece.
Atividade que, por meio de histórias, cultura, brincadeiras, alegria e aprendizado, propicia ao participante vivenciar momentos de encantamento.
Tarde de diversão com música. Participe desta ideia!
Expressão brasileira que mistura cultura popular, esporte, arte marcial e dança. Orientação: Mestre Bentivi.
Atividades com pessoal do Museu de Arte da Pampulha pensadas para o público adolescente.
Prática da arte marcial de autodefesa de origem japonesa. Professor: Ivan de Moura.
Encontros que buscam o fortalecimento e o resgate da capacidade expressiva de crianças e adolescentes, utilizando a arte como instrumento de formação e transformação. Monitora: Márcia Finamore. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Cáritas-MG.
Ginástica, baseada na medicina tradicional chinesa, desenvolvida para tratar dores e promover saúde. Orientação: Kelly Abrantes, terapeuta ocupacional. Realização: Secretaria Municipal de Saúde.
Exercício para idosos 60+ com objetivo de melhorar o equilíbrio, a força muscular e manter a independência na realização das atividades diárias. Orientação: Aline Paiva.
Prática da arte marcial baseada nas tradições culturais coreanas. Professor: Marinho.
Serviços
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
O CCP disponibiliza, de terça a sábado, seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas.
Educação de Jovens e Adultos, nível fundamental. Parceria com a Escola Municipal Francisca Alves. Professora: Rafaela.
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
Apresentação a grupos, escolas, estudantes de aspectos da Biblioteca (acervo, funcionamento, atendimentos especializados, dentre outros). O atendimento é feito pelo bibliotecário, mediante agendamento prévio.