Quadrilha, brincadeiras, música e muito mais! Venha curtir com a gente!
A exposição fotográfica Permita-se Iluminar!, realizada pela Escola Municipal Milton Amaral, retrata a expressão do medo de existir, assim como o sapinho do livro “O Sapo Iluminado”, de Tânia Cristina Dias e Carol Fernandes, da Editora Aletria.
As oficinas serão desenvolvidas pela fotógrafa Alexandra Simões, no formato de ateliês, em que retratos antigos serão recuperados, ao mesmo tempo que novos retratos serão realizados, tudo a partir de técnicas históricas da fotografia.
Encontros para ver e criar filmes, com roda de conversa sobre as dinâmicas relacionadas à atividade, na qual os participantes discutem as várias formas e possibilidades de filmagens. Entre outros temas, a linguagem e alguns truques de gravação.
A oficina é uma estratégia de resgate cultural na comunidade e tem o objetivo de proporcionar bem-estar, saúde, diversão e conhecimento em danças populares, enriquecendo nossa cultura. Esta atividade envolve música, socialização e mobilidade aeróbica. Parceria: Fica Vivo! Serra.
Projeto que oferece gratuitamente iniciativas de formação musical para professores e agentes culturais de Belo Horizonte. Tais iniciativas incluem elaboração e publicação de material didático e oficinas presenciais. Desse modo, pode-se dizer que a essência do projeto é a democratização do acesso à educação musical, por meio da disponibilização desse material e a realização de oficinas com aulas semanais, com duração de um mês. Com Kristoff Silva. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Vivência de sensibilização à dança para jovens e adultos. A proposta é realizar uma oficina de introdução ao estilo funk-jazz, que mescla a atitude das danças urbanas com a sensualidade do jazz. Com Auê Pole Dance e Circo. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Oficina de costura. Ensino de processos básicos de costura e habilidades essenciais para o empoderamento das mulheres, além de uma oficina de upcycling, ensinando como customizar as peças já existentes. Com Ateliê Remexe e Centro Cultural Lá da Favelinha.
Grupo de exercícios físicos com o objetivo de melhorar as capacidades usadas no dia a dia, como caminhar, agachar e carregar objetos pesados, além de melhoria da flexibilidade e da qualidade de vida. Orientação: Heloísa. Parceria: NASF. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Cáritas-MG.
Nesta oficina os participantes são convidados a vivenciar o prazer de dançar e estar em movimento e a ampliar a compreensão sobre a dança como campo artístico.
Oficinas de capoeira com Mestre Jaiminho.
Vivência de brincadeiras populares, confecção de brinquedos, trabalho com o corpo, desenvolvimento da oralidade e reconhecimento das artes e elementos da cultura brasileira.
A oficina envolve aprender a ver e sentir os objetos como formas, cores, texturas, que podem parecer e “virar” outros objetos, além de descobrir que podemos fazer cenários e espaços criativos para cenas de teatro, coreografias, jogos ou brincadeiras. Com Zildo Flores.
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
O CCVM disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
A EJA é uma modalidade de educação básica que permite ao estudante retomar e concluir os estudos, promovendo qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho e os meios para uma melhor compreensão de sua condição enquanto cidadão.
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.