Planos de ações e projetos

Descritivo

Com o intuito  de corresponder aos objetivos e áreas de ação especificados na Declaração de Missão da Rede de Cidades Criativas, bem como de realizar e promover o desenvolvimento urbano sustentável, Belo Horizonte conta com um plano de ações para o setor, a ser cumprido até 2023:
 

Plano de ações | âmbito nacional:

  • Restaurante Dona Lucinha / Débora GabrichProjeto 1:

    HORIZONTES CRIATIVOS
    Objetivo:
    reorientar a ocupação de espaços urbanos tradicionais e socialmente relevantes, com foco em ações de design e mobiliário urbano, segurança pública, inclusão socioprodutiva e diversificação econômica, dinamização cultural e turística considerando o potencial criativo da população das áreas selecionadas, a saber: bairros da Lagoinha, Savassi e Praça da Liberdade; Praça da Estação e Rua Sapucaí; Praça Raul Soares e Praça Sete de Setembro.

    Partes beneficiadas: artistas, atores e empreendedores criativos, associações e lideranças comunitárias.

    Parceiros: Prefeitura (PBH) com parceria de SEBRAE, BID, Polícia Militar e ONG Pyxere Global.

    Setores envolvidos: os 7 criativos.

 

  • Gastronomia sustentável / Banco de ImagensProjeto 2:

    GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL E NOVOS NEGÓCIOS NAS REGIONAIS
    Objetivos:
    impulsionar a formalização e a adequação às normas de Segurança Alimentar dos empreendedores e comerciantes de alimentos de rua; valorizar a gastronomia dos bairros por meio de eventos gastronômicos regionalizados, a partir das referências identitárias e dos atores criativos de cada regional; promover a organização produtiva e a inserção competitiva desses territórios.

    Partes beneficiadas: artistas, atores e empreendedores criativos, associações e lideranças comunitárias, produtores rurais, jovens em situação de vulnerabilidade.

    Parceiros: Prefeitura de Belo Horizonte/Belotur em parceria com instituições de ensino e formação profissional, como o SEBRAE, o SENAC e a CDL.

    Setores envolvidos: Gastronomia e Desenvolvimento Urbano.

 

  • Panela Foto: Umami Comunicação / Acervo Santa MatulaProjeto 3:

    PROGRAMA PANELA: CONSELHO GASTRONÔMICO, PLANO DE TURISMO GASTRONÔMICO E PROMOÇÃO INTERNACIONAL
    Objetivos: posicionar Belo Horizonte e região como Polo Turístico Gastronômico por meio de um programa municipal de valorização da gastronomia; ações de resgate da autoestima da comunidade; oferta de roteiros de experiência; oportunidades de negócio, emprego e renda no município e circuitos limítrofes.

    Partes beneficiadas: cadeia produtiva do Turismo, empreendedores criativos, turistas e munícipes.

    Parceiros: Prefeitura de Belo Horizonte/Belotur, Governo Estadual, SEBRAE, FECOMÉRCIO, CDL, ABIH, ABAV/MG.

    Setor envolvido: Gastronomia.
     

Plano de ações | âmbito internacional:

Desenvolvidas pelo Grupo Gestor e pelo Conselho Consultivo da Candidatura, por meio das Oficinas de Trabalho e de encontros com empreendedores criativos, Belo Horizonte propõe as seguintes iniciativas:

  • Casa do Baile Foto: Nathalia Segato/UnsplashProjeto 1:

    ROTA MODERNISTA
    Objetivos:
    estabelecer colaboração criativa e institucional entre cidades referência em design e gestão de conjuntos arquitetônicos e culturais para a promoção desses ativos; inserção competitiva do conjunto Moderno da Pampulha; criação de roteiros.

    Parceiros: EMBRATUR, Secretaria de Turismo do Distrito Federal e do estado do Rio de Janeiro, Ministério do Turismo; UNESCO; Instituto dos Arquitetos do Brasil/IAB e ICOMOS.

    Setores envolvidos: Gastronomia e Design. 
     
  • Torresmo Foto: Umami Comunicação / Acervo Santa MatulaProjeto 2:

    REVISTA ELETRÔNICA “ALIMENTA” - MELHORES PRÁTICAS NOS CAMPOS CRIATIVOS DA REDE
    Objetivos:
    promover, organizar e disseminar dados sobre as melhores práticas internacionais que posicionam a criatividade e a cultura como centro das estratégias de desenvolvimento urbano sustentável. Por meio de artigos das IES das cidades integrantes, a publicação apresenta ensaios e cases sobre as soluções implementadas, bem como relatórios de pesquisas e estudos mais relevantes dos observatórios da rede em português, inglês e francês.

    Parceiros: Proposição da Rede BH Cidade Criativa da Gastronomia e Belotur em parceria com IES, Observatórios e Centros de Pesquisas, Embaixadas, UNESCO.

    Setores envolvidos: os 7 campos criativos.
     
  • Seminário Cidades e Destinos Inteligentes Foto:Amira Hissa/Acervo PBHProjeto 3:

    SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CIDADES E DESTINOS INTELIGENTES
    Objetivos:
    promover intercâmbio, disseminação e construção colaborativa de soluções urbanas; estimular o desenvolvimento do empreendedorismo com impacto social em seminário anual que tratará de inovação, criatividade, sustentabilidade, novas tecnologias e smart cities.

    Setores envolvidos: os 7 campos criativos.

    Parceiros: proposição da Belotur e empreendedores criativos em parceria com SEBRAE, UFMG, CEFET-MG e patrocinadores Privados.