Descritivo
Com o intuito de corresponder aos objetivos e áreas de ação especificados na Declaração de Missão da Rede de Cidades Criativas, bem como de realizar e promover o desenvolvimento urbano sustentável, Belo Horizonte conta com um plano de ações para o setor, a ser cumprido até 2023:
Plano de ações | âmbito nacional:
- Projeto 1:
HORIZONTES CRIATIVOS
Objetivo: reorientar a ocupação de espaços urbanos tradicionais e socialmente relevantes, com foco em ações de design e mobiliário urbano, segurança pública, inclusão socioprodutiva e diversificação econômica, dinamização cultural e turística considerando o potencial criativo da população das áreas selecionadas, a saber: bairros da Lagoinha, Savassi e Praça da Liberdade; Praça da Estação e Rua Sapucaí; Praça Raul Soares e Praça Sete de Setembro.
Partes beneficiadas: artistas, atores e empreendedores criativos, associações e lideranças comunitárias.
Parceiros: Prefeitura (PBH) com parceria de SEBRAE, BID, Polícia Militar e ONG Pyxere Global.
Setores envolvidos: os 7 criativos.
- Projeto 2:
GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL E NOVOS NEGÓCIOS NAS REGIONAIS
Objetivos: impulsionar a formalização e a adequação às normas de Segurança Alimentar dos empreendedores e comerciantes de alimentos de rua; valorizar a gastronomia dos bairros por meio de eventos gastronômicos regionalizados, a partir das referências identitárias e dos atores criativos de cada regional; promover a organização produtiva e a inserção competitiva desses territórios.
Partes beneficiadas: artistas, atores e empreendedores criativos, associações e lideranças comunitárias, produtores rurais, jovens em situação de vulnerabilidade.
Parceiros: Prefeitura de Belo Horizonte/Belotur em parceria com instituições de ensino e formação profissional, como o SEBRAE, o SENAC e a CDL.
Setores envolvidos: Gastronomia e Desenvolvimento Urbano.
- Projeto 3:
PROGRAMA PANELA: CONSELHO GASTRONÔMICO, PLANO DE TURISMO GASTRONÔMICO E PROMOÇÃO INTERNACIONAL
Objetivos: posicionar Belo Horizonte e região como Polo Turístico Gastronômico por meio de um programa municipal de valorização da gastronomia; ações de resgate da autoestima da comunidade; oferta de roteiros de experiência; oportunidades de negócio, emprego e renda no município e circuitos limítrofes.
Partes beneficiadas: cadeia produtiva do Turismo, empreendedores criativos, turistas e munícipes.
Parceiros: Prefeitura de Belo Horizonte/Belotur, Governo Estadual, SEBRAE, FECOMÉRCIO, CDL, ABIH, ABAV/MG.
Setor envolvido: Gastronomia.
Plano de ações | âmbito internacional:
Desenvolvidas pelo Grupo Gestor e pelo Conselho Consultivo da Candidatura, por meio das Oficinas de Trabalho e de encontros com empreendedores criativos, Belo Horizonte propõe as seguintes iniciativas:
- Projeto 1:
ROTA MODERNISTA
Objetivos: estabelecer colaboração criativa e institucional entre cidades referência em design e gestão de conjuntos arquitetônicos e culturais para a promoção desses ativos; inserção competitiva do conjunto Moderno da Pampulha; criação de roteiros.
Parceiros: EMBRATUR, Secretaria de Turismo do Distrito Federal e do estado do Rio de Janeiro, Ministério do Turismo; UNESCO; Instituto dos Arquitetos do Brasil/IAB e ICOMOS.
Setores envolvidos: Gastronomia e Design.
- Projeto 2:
REVISTA ELETRÔNICA “ALIMENTA” - MELHORES PRÁTICAS NOS CAMPOS CRIATIVOS DA REDE
Objetivos: promover, organizar e disseminar dados sobre as melhores práticas internacionais que posicionam a criatividade e a cultura como centro das estratégias de desenvolvimento urbano sustentável. Por meio de artigos das IES das cidades integrantes, a publicação apresenta ensaios e cases sobre as soluções implementadas, bem como relatórios de pesquisas e estudos mais relevantes dos observatórios da rede em português, inglês e francês.
Parceiros: Proposição da Rede BH Cidade Criativa da Gastronomia e Belotur em parceria com IES, Observatórios e Centros de Pesquisas, Embaixadas, UNESCO.
Setores envolvidos: os 7 campos criativos.
- Projeto 3:
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CIDADES E DESTINOS INTELIGENTES
Objetivos: promover intercâmbio, disseminação e construção colaborativa de soluções urbanas; estimular o desenvolvimento do empreendedorismo com impacto social em seminário anual que tratará de inovação, criatividade, sustentabilidade, novas tecnologias e smart cities.
Setores envolvidos: os 7 campos criativos.
Parceiros: proposição da Belotur e empreendedores criativos em parceria com SEBRAE, UFMG, CEFET-MG e patrocinadores Privados.