.
Belo Horizonte é uma cidade jovem, com uma população de mais de 2,5 milhões de pessoas e raízes plantadas nas cidades do interior de Minas Gerais, de onde vieram os primeiros habitantes da nova capital.
Sob a coordenação da Belotur, foi elaborado, entre 2018 e 2019, um Programa que propõe posicionar Belo Horizonte e região como Pólo Turístico Gastronômico de relevância.
A Administração Municipal se divide em direta, indireta e colegiada, representada por instâncias centrais, como a Câmara de Coordenação Geral e a Câmara Intersetorial de Articulação em Rede.
Na cadeia produtiva da gastronomia, os produtores locais estão presentes, em especial os que integram o Programa Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, assim como os grupos vulneráveis que encontram na gastronomia seu sustento, emprego e renda.
As raízes da nossa gastronomia nos contam da nossa formação histórica, da nossa identidade e do nosso jeito de ser. Por trás de uma aparente simplicidade, escondem-se saberes e sabores marcantes elaborados pela mistura de povos e culturas que foram se adaptando às circunstâncias. Existem pratos e quitutes que você só vai encontrar em Belo Horizonte. Outros, “ganharam pernas” e foram para o mundo.