Ações Afirmativas na UFMG: Por que sim? Duas décadas de lições e desafios.
Em 2022, a UFMG completou 20 anos do programa de Ações Afirmativas, a principal ferramenta na contribuição do processo de inclusão de grupos potencialmente vulneráveis e minoritários na universidade e fora dela, numa perspectiva democrática e antirracista.
Na próxima segunda-feira, 3 de abril, às 9h, acontecerá o lançamento do Relatório de Pesquisa Ações Afirmativas UFMG, no Auditório Nobre do CAD 1. O evento contará com as participações dos professores Rodrigo Edinilson e Nilma Lino Gomes, redatores do documento, juntamente com a reitora Sandra Regina Goulart Almeida. Além disso, a deputada federal do PT/MG, Dandara Tonantzin, também estará presente na mesa.
As Ações Afirmativas são políticas cujo objetivo é promover grupos socialmente discriminados. Nesse aspecto, elas não se limitam a iniciativas de reservas de vagas, possuindo aspectos mais amplos de caráter compensatório, restitutivos e de promoção dessas populações.