O bloco Abalô-Caxi anuncia seu cortejo de Carnaval de 2025, com o tema “SULEAR – Arco-íris Tropical”.
Os ensaios abertos e gratuitos acontecem nos dias 18 de janeiro, 1º e 15 de fevereiro, preparando o público para um desfile que exalta a diversidade, as culturas afro-latinas e a pluralidade mineira.
O primeiro ensaio do ano acontece neste fim de semana, sábado, dia 18, às 15h, no Galpão 54, com entrada gratuita.
O pré-carnaval da cidade já começou e os blocos se preparam para a grande festa que acontecerá em março.
O verão já está no clima da folia com os ensaios abertos e gratuitos: o Bloco Abalô-Caxi, ocupa no domingo também , dia 26 de fevereiro, às 15h, a Praça da Estação, espaço central e simbólico para o festejo mineiro.
Durante os ensaios o grupo trabalha novas músicas no repertório que traz brasilidades, com canções do tropicalismo e MPB, entre elas, lançamentos recentes como Numa Ilha, de Marina Sena.
As músicas ganham novas roupagens com a bateria que é composta por surdos, repiques, caixa, agogô e xequerê. Entre os novos estilos introduzidos aos músicos neste ano está o Reggaeton que tem suas raízes na música latina e caribenha.
Neste ano, o tema “SULEAR – Arco-íris Tropical” propõe um resgate cultural, político e estético que celebra as raízes afro-brasileiras, indígenas e latinas, com foco especial na inclusão da população LGBTQIAP+.
Inspirado pelo movimento antropofágico, o bloco busca desconstruir a hegemonia cultural eurocêntrica, colocando o Sul no centro das narrativas.
Para Henrique Vilela, gestor artístico do Bloco Abalô-Caxi, o tema carrega um profundo simbolismo. “O ‘Arco-íris Tropical’ não é apenas uma celebração das vidas, mas uma declaração de resistência de todas as minorias, em especial da população LGBTQIAP+.
Reposicionar as vozes que sempre foram silenciadas e mostrar que a música, a dança e a cultura popular são ferramentas poderosas de transformação social.
O Sul será o Norte, e o Carnaval será a nossa maior manifestação de diversidade e força coletiva”, destaca.