Série "Concertos da Liberdade: Coroações e bodas" - Palácio das Artes

Ícone Descrição

Descrição

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) exibe um repertório especial em mais uma apresentação da série “Concertos da Liberdade”. Com o título de “Coroações e bodas”, o concerto traz o renomado maestro Steven Trinkle (EUA) como convidado e vai levar Grande Teatro Teatro Cemig Palácio das Artes um acontecimento raro na música de orquestração, um solo de tímpano, que ficará sob a responsabilidade da premiada timpanista estadunidense Eugenie Burkett. As apresentações acontecem nos dias 23 de maio (terça-feira) às 12h, com entrada gratuita, e no dia 24 de maio (quarta-feira), às 20h30, com entradas a partir de R$ 5,00.

O programa contempla a marcha "Coroa Imperial", obra encomendada ao jovem compositor William Walton para a coroação do rei George VI, em 1937. A peça também foi executada na coroação da Rainha Elizabeth, em 1953, e nas bodas do Príncipe William, em 2011. De acordo com Walton, a inspiração para a elaboração da obra parte de uma passagem do livro “Henrique V”, de William Shakespeare.

O trabalho "Danças Eslavas op. 46”, de Antonín Dvorák, também está presente no concerto. A obra, escrita originalmente para piano a quatro mãos, consiste em uma série de oito danças que, apesar de terem o título de eslavas, apresentam características da região da Boêmia. De acordo com o maestro convidado Steven Trinkle, a composição de Dvorák é notável. “A música é repleta de belas melodias apoiadas por ricas harmonias e ritmos típicos da música folclórica da Boêmia. Com uma dinâmica ampla, a música provoca emoções variadas nos músicos e no público”, explica Trinkle.

A principal atração do “Concertos da Liberdade: Coroações e bodas” é a composição de Johann Carl Christian Fischer, que por quase 200 anos foi creditada a Johann Wilhelm Hertel. Somente na década de 1970 que o trabalho "Concerto para oito tímpanos e orquestra" foi dado como de autoria de Fischer. Para o maestro Trinkle, a obra, que utiliza 4 pares de tímpanos, é o destaque das apresentações. “Normalmente ouvimos os tímpanos soando apenas duas notas, a dominante e a tônica, mas neste caso vamos ouvir os tímpanos tocando melodias, às vezes sozinhos, às vezes em dueto com o oboé e às vezes com os violinos. A peça de Fischer é encantadora e terá destaque com a solista convidada, a timpanista Eugenie Burkett”, pontua Steven Trinkle. O regente assistente da OSMG André Brant também evidencia a importância da presença da premiada timpanista nos concertos. “Essa obra exige muita qualidade técnica e teremos o privilégio de ter na execução a Burkett, que é uma excelente timpanista e com certeza vai nos dar uma bela atuação”, sublinha André.

O programa se encerra com a apresentação da “Sinfonia n. 8 em Sol Maior”, uma das sinfonias mais conhecidas de Dvorák. Diferentemente das sinfonias concebidas anteriormente pelo compositor, a oitava sinfonia traz temas vibrantes e otimistas e, assim como suas Danças Eslavas, apresenta melodias típicas da Boêmia.

Programa

1. William Walton - Coroa Imperial

2. Antonín Dvorák - Danças Eslavas op. 46

3. Johann Carl Christian Fischer - Concerto para oito tímpanos e orquestra

4. Antonín Dvorák - Sinfonia n. 8, Op. 88 

Steven Trinkle - maestro e diretor artístico da Powder River Symphony e Trinkle Brass Works tem tido uma carreira muito eclética e cosmopolita. Depois de se formar em Washburn University e Ithaca College, ele trabalhou como trompetista no Houston Symphony, na Augusta Symphony, na Kansas City Philharmonic, na Shreveport Sinfônica, na Orquestra Sinfonica dalla Radiotelevisione Italiana e na Orquestra Synfonica de Maracaibo. Em janeiro de 2000, Trinkle foi eleito membro honorário da “Associação dos Trompetistas do Brasil” por seu trabalho com trompetistas no país. Lecionou na State University of New York em Cortland, Universidade da Carolina do Sul, Universidade Shenandoah, Casper College, Universidade de Nevada, Las Vegas e Marshall University. Sob sua direção seus conjuntos já se apresentaram no Brasil, Suíça, Itália, no Kennedy Center em Washington D.C. e nos Estados Unidos.

Eugenie Burkett - é uma ativa percussionista, pianista, organista e educadora. Como timpanista e percussionista, Burkett já se apresentou com a Filarmônica de Kansas City, Orquestra Sinfônica RAI (Turim, Itália), a Orquestra Sinfônica de Maracaibo (Venezuela), a Augusta Symphony e a Dubuque Symphony. Como co-fundadora da Trinkle Brass Works, ela viajou pelos Estados Unidos como Artista residente financiado pelo National Endowment for the Arts e muitas agências de artes estaduais. Atualmente é professora de Educação Musical na Universidade de Nevada Las Vegas. Burkett obteve seu PhD em Currículo e Instrução pela Universidade de Wisconsin, seu mestrado pela Manhattan School of Music e seu BME da Baylor University. Ela já publicou vários trabalhos, revisou artigos e escreveu vários livros didáticos com foco em educação musical.

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Grande Teatro Cemig Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1.537 – Centro
Centro-Sul
Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a
a
Dia 23/05 entrada gratuita sem retirada de ingressos.
Dia 24/05 entrada a preços acessíveis.

Entrada

Pago
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar