As Ablusadas, primeira banda brasileira de blues formada só por mulheres, apresenta no Memorial Vale seu primeiro disco autoral “Eu Quero é Blues”.
Durante o show, As Ablusadas irão prestar homenagens especiais às pioneiras do blues brasileiro, como Rita Lee e Gal Gosta, e também à grandes referências do blues americano, como Nina Simone e Ray Charles.
O show, que integra projeto Memorial Mulheres com curadoria de Juliana Nogueira, será no domingo (03/12) às 11h.
Os ingressos deverão ser retirados uma hora antes do evento (lugares limitados).
O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita.
O show é um passeio pela musicalidade do blues com humor e elegância, mantendo um diálogo com o que é contemporâneo.
Elas trazem elementos musicais afro-americanos, uma estética vintage, porém moderna, e letras em português, trazendo uma boa novidade da paisagem autoral mineira.
É um espetáculo cheio de personalidade e força de mulheres de diferentes gerações conectadas pelo blues. “Eu Quero É Blues”, primeiro disco do grupo mineiro, foi gravado durante o ano de 2021.
Guitarras slide, pianos, naipe de metais, rock, boogie-woogie, swing jazz, música afro-americana marcam presença nas canções.
As composições do disco são assinadas por Roberta Magalhães e Débora Coimbra. Além de Roberta Magalhães (vocalista) e Débora Coimbra (voz e baixo), fazem parte do grupo Thaís Mussolini (piano), Mariane Guimarães (trombone), Julliete Nurimba (sax alto), Cláudia Sampaio (sax tenor), Bê Moura (batera) e Taskia Ferraz (guitarra).
Nos quatro anos em que se dedicaram a fazer blues autoral em português, as Ablusadas tocaram em festivais nacionais e internacionais, e realizaram turnês na Argentina, em 2018, e no Equador, no ano seguinte.