Uma das mais emblemáticas obras de Ariano Suassuna ganhou, em 2022, as cores da Orquestra Ouro Preto. “Auto da Compadecida, a Ópera” foi um grande sucesso por onde passou e retorna agora ao Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, em Belo Horizonte, para duas apresentações, nos dias 13 e 14 de junho, às 20h30.
A história de Chicó e João Grilo reúne, na versão da prestigiada orquestra, uma verdadeira constelação para apresentar “uma ópera buffa brasileira em dois atos”. A música é original e traz a assinatura de Tim Rescala. O compositor assina o libreto junto com o maestro Rodrigo Toffolo, regente titular e responsável pela concepção e direção musical do espetáculo.
Para abrilhantar ainda mais a produção, trazendo para o palco as raízes da obra de Ariano, o espetáculo conta com figurinos desenhados por Manuel Dantas Suassuna, artista plástico de renome e filho do escritor. Essa parceria traz ainda um maior enraizamento à montagem, agregando o olhar e a criação de quem nasceu, viveu, conhece e reconhece este universo como poucos.