O evento é organizado e mantido por uma ampla rede de grupos de pesquisa desde 2015 e traz como tema desta edição a palavra “Desconhecido”. O mundo de instabilidades atual nos coloca nesse lugar. No mundo da informação, em vez de afirmarmos, desconhecemos. Desconhecemos as certezas, desconhecemos limites e fronteiras. Reconhecemos o desconhecido e abraçamos o perigo vivido no cotidiano das guerras e da fome. Nesta edição o evento busca navegar por caminhos não mapeados. Serão selecionadas companhias não conhecidas. O evento debaterá a realidade em pesquisas criadoras de novos campos. Nessa condição imaginaremos e executaremos o impossível. Seremos imigrantes nesse território cinza.
A programação é bastante completa, contando com pesquisadores, artistas e especialistas de diversas áreas. Em sua seção de seminário, traz uma curadoria temática enfocada no “Desconhecido” com convidados apresentando as suas pesquisas avançadas no campo das relações entre arte, ciência e tecnologia. Como congresso, acontecerá a apresentação de trabalhos de mestrandos, mestres, doutorandos e doutores oriundos de associações, grupos de pesquisa e dos programas de pós-graduação de áreas diversas.
Essas propostas de apresentações, aprovadas em sistema de avaliação duplamente cega (double blind review), são agrupadas em Grupos de Trabalho e Residência de Leitura simultâneos na programação. O evento publica volume de anais com trabalhos completos em todas as suas edições. Além das apresentações de trabalho e dos convidados, há programação cultural com lançamento de livros, exposição e apresentações artísticas diversas.