"CENAS INCLUSIVAS”
Projeto oferece curso de interpretação teatral, para portadores de deficiência visual e alunos em geral. Iniciativa também traz curso de capacitação em audiodescrição. Além da formação artística, o "Cenas Inclusivas" busca proporcionar condições para que pessoas com deficiência visual frequente mais os teatros. O formato é híbrido e os participantes farão um espetáculo ao final. Os cursos são gratuitos e as inscrições devem ser feitas de 15/07 até 17/08.
O projeto "Cenas Inclusivas”, que visa dar oportunidade para atores e não atores que enxergam e para pessoas com deficiência visual participarem de um curso de interpretação teatral e de um curso de capacitação em audiodescrição para o teatro, está com inscrições abertas, de 15 de julho a 17 de agosto.
O objetivo da iniciativa também é de preencher uma importante lacuna no mercado cultural. As aulas acontecerão em agosto, setembro e outubro em formato híbrido.
Viabilizado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, o projeto busca atender as duas pontas do teatro, artista e público, de forma complementar. “Durante as duas apresentações presenciais e online das cenas que serão criadas pelos alunos dos estudos cênicos, os alunos da capacitação em audiodescrição farão a descrição”, conta o coordenador do projeto, Shelmer Gvar.
Ele explica que iniciativa também pretende fortalecer a economia cultural, sobretudo no teatro. “Vamos criar possibilidades para que o público com deficiência visual frequente mais os teatros, através da capacitação dos profissionais de audiodescrição para diminuir uma carência desse serviço no mercado. E também por capacitar a área artística, inclusive pessoas com deficiência visual, através do curso de interpretação”, explica Shelmer Gvar.
Todas as atividades do "Cenas Inclusivas" são gratuitas e serão realizadas de forma presencial e virtual. O projeto será composto pelo curso de interpretação teatral, com 42 horas, voltado para alunos em geral e pessoas com deficiência visual e um curso de 20 horas para profissionais e pessoas que desejam se capacitar no trabalho de audiodescrição para o teatro.
Cada um dos cursos tem 20 vagas, sendo que o curso de interpretação teatral tem 50% da sua cota para alunos com de deficiência visual. Para Shelmer Gvar, a arte cênica ou qualquer setor cultural ainda é o reflexo da sociedade. “A sociedade está, aos poucos, se conscientizando da necessidade da inclusão social. Mas ainda falta muito para que de fato possamos ter uma sociedade que possamos chamar de inclusiva”, diz.
Conforme os dados do Censo IBGE (2010), Belo Horizonte possui uma população de cerca de 2,5 milhões de habitantes. Especificamente sobre a população com deficiência, o Censo IBGE (2010) apresenta um número de 550.997 pessoas com deficiência, o que representa 23,2% da população da cidade. Os dados do Censo do IBGE também mostram que acidade ocupa o 5º lugar, em termos de pessoas com o maior nível de comprometimento visual (não consegue enxergar de modo algum), subindo para o 6º lugar no que tange as pessoas com grande dificuldade, e 7º lugar para as pessoas que apresentam alguma dificuldade.
Programação:
Curso de interpretação teatral (somente presencial)
Local: Centro Cultural Salgado Filho
19 de agosto a 01 de outubro de 2022
Sextas-feiras das 19h às 21h30 e sábados das 14h às 18h
Curso de audiodescrição (online)
20 de agosto à 31 de agosto de 2022
Quartas às 20h às 22h e Sábados 16h às 18h
Curso de audiodescrição (presencial)
10 de setembro à 01 de outubro de 2022
Local: Centro Cultural Salgado Filho - Sábados 15 às 18h
Apresentações das cenas criadas no curso:
Apresentações presenciais 08 de outubro de 2022 - Centro Cultural Salgado Filho (hora e duração das cenas serão definidos quando o curso começar)
22 de outubro de 2022 (duas apresentações) - Centro Cultural Venda Nova (hora e duração das cenas serão definidos quando o curso começar)
Apresentação Online
15 de outubro de 2022 - link a definir