Entre 1946 e 1964, os integrantes do Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB) ocuparam um lugar central no meio artístico paulistano e suas conquistas se espalharam pelo mundo.
No entanto, circunstâncias políticas e artísticas adversas contribuíram para reduzir a presença do grupo no cenário internacional, que aos poucos começou a ser corrigido no Brasil a partir do final da década de 1980.
Apesar dos esforços valiosos de uma série de curadores e instituições brasileiras, o FCCB está ausente de tudo, exceto de histórias mais recentes do meio contadas em inglês.
Para jogar luz à essa ausência, no próximo dia 19 de maio, o Itaú Cultural (IC) promoverá um encontro entre Rubens Fernandes Junior (curador e pesquisador) e a curadora americana Sarah Meister (diretora-executiva da Aperture e ex-curadora do departamento de fotografia do Museu de Arte Moderna de Nova York [MoMA]), colocando em perspectiva internacional as notáveis realizações do FCCB.
Perspectivas internacionais do fotoclubismo no Foto Cine Clube Bandeirante [com interpretação em Libras e tradução simultânea do inglês para o português] com Rubens Fernandes Junior e Sarah Meister