Em setembro, diferentes fatores tornam a discussão sobre saúde da mente ainda mais importante *por Brahma Kumaris Brasil
O nono mês de 2022 chega clamando por mais serenidade. .
E são alguns os gatilhos que tornam este o momento mais adequado do ano para falarmos sobre paz: primeiro, a campanha Setembro Amarelo, uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina, que visa a diminuição no número de casos de suicídio no país.
Apenas no território nacional, são registrados cerca de 12 mil suicídios por ano, segundo levantamento do Ministério da Saúde.
Os números seguem crescendo, especialmente entre os jovens, e quadros envolvendo questões mentais se relacionam com 96,8% dos casos: depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias, nessa ordem, aparecem como os males mais recorrentes.
Outro fator que merece a atenção dos brasileiros, especialmente neste mês, é a proximidade do período eleitoral.
Estamos a menos de trinta dias do primeiro turno das eleições presidenciais, nesta que já é a disputa mais polarizada desde a redemocratização.
De 1989 para cá, foram oito corridas pelo Planalto e, em nenhuma delas, houve dois candidatos que liderassem o pleito abocanhando uma parcela tão significativa das intenções de voto.
É nesse clima de antagonismo entre aqueles que se identificam como rivais que vemos diferenças políticas rompendo pontes e invadindo, cada vez mais, esferas afetivas: uma pesquisa do instituto Quaest, publicada em julho, dá conta de que um terço dos eleitores dos dois principais candidatos à Presidência ficaria 'infeliz' ou 'muito infeliz' se um filho ou filha se casasse com um simpatizante do grupo político adversário.
Então, chegamos a 21 de setembro, celebrado pela ONU como o Dia Internacional da Paz.
Considerando a efervescência sociopolítica atual, a ONG Brahma Kumaris definiu um calendário de ações para este mês, com o propósito de promover a importância da conscientização sobre saúde mental e o bem-estar.
A campanha 'Passo a Passo pela Paz' consistirá em uma série de caminhadas espalhadas por todo o país, promovidas pelos centros regionais da organização.
Além do incentivo à atividade física, os encontros contarão com meditações e práticas visando o fortalecimento do estado interno dos participantes, o autoconhecimento e a recuperação de sua autoestima.
Até o momento, já há encontros programados para as cidades de Olinda (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Piracicaba (SP), São Paulo (SP) e Lajeado (RS). Somando-se a isso, haverá um encontro para meditação, gratuito e online, no próprio dia 21, às 19:00, oferecido nos canais digitais da ONG.
A meditação será conduzida por Ken O’Donnell, Coordenador da organização na América Latina, Consultor internacional nas áreas de gestão e planejamento, Autor de 19 livros sobre desenvolvimento pessoal e de organizações.
Por fim, o aplicativo MeditaBK será relançado; a partir dele, será possível acessar, sem nenhum custo, diversos formatos de meditação, vídeos de encontros, palestras e reflexões construtivas, toda a programação de ações e eventos da Brahma Kumaris e até lembretes e estatísticas das jornadas de meditação do usuário.
Partida: Marco zero na Orla da Lagoa da Pampulha