Registrar, resgatar, preservar e democratizar a História é a proposta de “Registro.Doc”.
Em um formato que faz convergir a estética documental com elementos do talk show, o apresentador Thiago Welter revisita períodos, acontecimentos, interpretações, espaços e culturas que fazem parte da história do Brasil.
A partir de visitas e encontros e amparado em pesquisas, produções e publicações acadêmicas, o programa propõe novos olhares acerca do que até então conhecíamos com diálogos dotados de conhecimento com estudiosos referências das temáticas compartilhadas.
É conteúdo de qualidade que agrega formação e informação ao entretenimento, proporcionando ao espectador descobrir, aprender e se surpreender através da arte audiovisual.
A primeira temporada do programa “Registro.Doc” se propõe a discutir o registro histórico da produção cultural, social e científica compreendida no período da independência e pós independência do Brasil.
Em face das comemorações do bicentenário da independência brasileira, fato histórico ocorrido em 1822, “Registro.Doc” busca quebrar paradigmas acerca da linearidade dos acontecimentos e conjunto social do período, bem como sua movimentação em torno desse novo tempo para o Brasil.
Dividida em quatro episódios, a série mescla elementos do talk show com a linguagem documental para apresentar os desdobramentos em dramaturgia, imprensa, ciência, literatura e artes visuais do século XIX, colocando-se assim como mecanismo de divulgação e preservação da nossa história.
As expressões artísticas se tornam o elo entre presente e passado, proporcionando ao espectador uma viagem pela temporalidade oitocentista dotada de conhecimentos e descobertas.
O formato foi criado é conduzido pelo apresentador Thiago Welter, que entrevista historiadores referências do período histórico e especialistas em cada uma das interfaces artísticas.
O bate-papo é enriquecido com uma densa pesquisa que resgata as produções e traz informações, curiosidades e dados históricos sobre cada uma delas e é amparado na visita aos espaços que representam as independências e a identidade da então capital brasileira, a cidade do Rio de Janeiro.
O audiovisual como expressão cultural por sua vez cumpre seu papel educativo e formador ao mesmo tempo em que se apresenta também com um elemento de resgate, registro, preservação e divulgação da história do nosso país.
O programa, criado para registrar, resgatar, preservar e democratizar a História, discorre em 4 episódios sobre a produção cultural, social e científica compreendida no período da independência e pós independência do Brasil em face das comemorações do bicentenário da independência brasileira.
O apresentador Thiago Welter conhece espaços representativos da época na cidade do Rio de Janeiro como o Museu da República e a Biblioteca Nacional, além de entrevistar historiadores referências como Paula Ribeiro, Piero Detoni e Ísis Castro.
Após a exibição dos episódios, haverá ainda um talk do apresentador com os convidados sobre os desdobramentos das independências até os dias atuais.