A memória dos coretos, ícones arquitetônicos que testemunham a história e a cultura das praças ao longo dos tempos, é tema do Encontros com o Patrimônio deste mês.
Essas estruturas, que inicialmente serviam como locais para concertos e eventos ao ar livre, tornaram-se pontos centrais para a vida comunitária, acolhendo desde apresentações musicais até manifestações políticas.
Durante a conversa, serão explorados os coretos emblemáticos do mundo, como o da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o da Praça da República, em São Paulo, o da Praça Central, em Tiradentes, o do Central Park, em Nova York, e o do Parque del Retiro, em Madrid, entre outros exemplos significativos que marcam a relevância desse perfil de edificação para a vida social das comunidades.
Para aprofundar no tema, o convidado é o arquiteto e ex-professor do curso de Arquitetura da PUC Minas, Altino Barbosa Caldeira, que irá abordar a história dos coretos e sua íntima relação com o desenvolvimento das cidades, sua arquitetura única e seu papel cultural.
Os desafios enfrentados na preservação desses monumentos históricos e sua relevância contemporânea também serão tema durante o bate-papo.
Inscreva-se gratuitamente pela Sympla.