A banda Bartucada, um dos blocos mais tradicionais do Carnaval mineiro, se apresenta gratuitamente nesta quinta-feira (1º/2), às 12h, na Praça Sete, região central de Belo Horizonte.
A apresentação faz parte do projeto Praça Sete Instrumental, iniciativa do Cine Theatro Brasil Vallourec, e será a primeira da temporada 2024.
O projeto ajuda a promover a democratização da arte ao levar apresentações gratuitas para um dos pontos mais movimentados e populares da capital mineira.
As apresentações ocorrem sempre às quintas-feiras, ao meio-dia, no quarteirão fechado da rua Carijós, no Centro.
Escolhida para inaugurar a temporada 2024 do projeto, a Bartucada já tem quase 52 de existência e um grande apelo popular.
A banda surgiu em 1972 após um despretensioso encontro de jovens nas escadarias da Rua Quitanda, embaixo da entrada do Clube Acayaca e ao lado do Baiúca, em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha.
O nome ilustra bem a origem de tudo. Bem diferente dos carnavais dos clubes, que tocavam apenas marchinhas nos salões, a Bartucada nasceu na rua, unindo a força do batuque e a irreverência de um bar.
Não demorou muito para a novidade se espalhar e atrair cada vez mais pessoas.
De acordo com o curador do projeto, o maestro e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marcelo Ramos, o projeto Praça Sete Instrumental é aberto a todos os estilos musicais, como o samba, forró, jaz e pop. “A proposta é dar destaque para a cena instrumental que vem crescendo em BH.
É um projeto cultural, gratuito, que também tem um viés formativo e de geração de novas oportunidades.
Uma iniciativa que soma a outras de valorização da nossa música”, afirma.