A poeta, ensaísta, dramaturga e professora Leda Maria Martins, uma das principais pensadoras da contemporaneidade, integra o ciclo de palestras da exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”.
A mostra promove o diálogo entre arte popular, contemporânea e importantes nomes do modernismo brasileiro, apresentando cerca de 200 obras do Museu de Arte da Pampulha (MAP) e homenageia – por meio do núcleo "Novos Bustos" – grandes pensadores nacionais: Ailton Krenak, Leda Maria Martins e Conceição Evaristo.
O bate-papo parte do conceito de Tempo Espiralar que atravessa a obra de Leda e inspira um dos módulos da exposição, intitulado “Pampulha Espiralar: Um Lar, Um Altar”.
Neste núcleo a fundamental teoria de Leda Maria Martins conduz as reflexões sobre os gestos do corpo e os mecanismos identitários entre a África e o Brasil.
O evento é uma realização da Casa Fiat de Cultura, da Prefeitura de Belo Horizonte e do Instituto Lumiar e integra o programa "Museus Pampulha - Diálogos MAP" que promove encontros com artistas e pesquisadores de forma a incentivar e instigar o pensamento e a produção artística em Belo Horizonte.
A entrada é gratuita com retirada de ingressos pela Sympla.