A Cátedra Unesco-UFMG – Territorialidades e Humanidades: a Globalização das Luzes promove, em agosto de 2020, quatro encontros de seu Fórum, que tem como tema Saúde, bem-estar social e direitos humanos: desafios contemporâneos na perspectiva das Luzes. As conferências são transmitidas pela Plataforma Zoom (ID da reunião: 848 4162 4677 / Senha: 425508).
O primeiro encontro está marcado para quinta-feira, 6 de agosto de 2020, às 15h, com a palestra Como um embaixador português, um geógrafo francês, um romancista inglês e um poeta imaginário transformaram a cartografia da África e abriram as portas ao Imperialismo. A apresentação será feita pela professora Junia Ferreira Furtado, docente visitante do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e voluntária do Programa de Pós-graduação em História da UFMG.
No dia 10 de agosto, às 19h, será a vez de Natascha Stefania Carvalho de Ostos, da Fundação Oswaldo Cruz/ Fiocruz Minas, abordar o tema Por que devemos ser bons com os animais? As Sociedades Protetoras dos Animais no Brasil (1895-1940).
O Visconde de Barbacena e o químico José Álvares Maciel: encontro na ciência e desencontro na política é o tema da conferência que o professor Carlos Alberto Lombardi Filgueiras da UFMG fará, no dia 19 de agosto, às 14h.
Por fim, no dia 25 de agosto, às 14h, Nilma Lino Gomes (UFMG) falará sobre Racismo e coronavírus: duas armas letais. Emérita da UFMG, Nilma Lino foi ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos no governo de Dilma Rousseff.
A cátedra
Instituída na UFMG em setembro do ano passado, a Cátedra Unesco-UFMG - Territorialidades e Humanidades: a Globalização das Luzes tem caráter transdisciplinar, abrangendo ciências humanas, exatas e naturais. Ela é responsável por promover o desenvolvimento de pesquisas e atividades de ensino, no âmbito da graduação, pós-graduação e extensão, em colaboração e intercâmbio com outras cátedras Unesco na área das Humanidades.