Café com Prosa

Ícone Descrição

Descrição

Em 24 e 25 de outubro, o Instituto Periférico vai receber no auditório da UNA - Campus Aimorés, em Belo Horizonte, pessoas interessadas em ampliar os conhecimentos sobre a cozinha mineira, suas origens e seu papel na formação identitária das mineiras e dos mineiros.

O evento, “Café com prosa: promoção e salvaguarda da cozinha mineira”, reunirá cozinheiras, cozinheiros, quitandeiras, chefs, doceiras e doceiros, entidades, gestores municipais, pesquisadores e demais detentores de saberes de todo o estado ligados à cultura alimentar em Minas Gerais.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.cozinhamineirapatrimonio.com.br No primeiro dia do seminário, será apresentado o dossiê elaborado pelo Instituto Periférico, em cooperação com o Iepha, e também o plano de salvaguarda que integra o documento.

Será um momento para análise, contribuições, ajustes e construção coletiva para as próximas ações que visam salvaguardar e proteger os saberes, as técnicas, as tradições e os demais elementos que constituem a cozinha mineira e seus sistemas culinários como patrimônio cultural imaterial do estado. Também compõem a programação sete painéis sobre turismo de experiência, ações de empreendedorismo relacionadas à cozinha mineira e um relato sobre a culinária afro-brasileira.

No segundo dia, 25/10, as atividades terão como pauta o apoio e o fomento à cadeia da cozinha mineira, a importância dos festivais para preservação e promoção do setor e as possibilidades do turismo de base comunitária. Também haverá um momento para orientação e elucidação de dúvidas sobre como um bem cultural pode ser registrado como patrimônio, tanto no âmbito municipal quanto estadual.

O evento também receberá para uma aula-show com a chef e professora Rosilene Campolina, pautando a "Cozinha mineira - da tradição à inovação". Além de acompanharem o preparo de diversos pratos, os participantes terão a oportunidade de degustar o que a professora e seus alunos irão elaborar inspirados no milho e na mandioca.

Outras ações serão realizadas como parte da programação, como uma degustação guiada de azeites mineiros e uma confraternização entre os participantes.

De acordo com a diretora-presidente do Instituto Periférico, Gabriela Santoro, esse é mais um momento de diálogo sobre a cozinha mineira e os caminhos para preservá-la a partir do seu registro como patrimônio, com foco em políticas públicas para promoção e salvaguarda dos sistemas culinários já registrados. “Será um momento importante para reunir os detentores de saberes e aqueles que estão à frente da cozinha mineira para um troca de experiências sobre os próximos passos a serem dados, as novas pesquisas, e outras iniciativas relacionadas ao tema.

Conhecer todo o processo de produção do dossiê é fundamental para entender a complexidade dos sistemas culinários e como eles representam a identidade de Minas Gerais”.

Para a coordenadora do projeto Cozinha Mineira Patrimônio, Luciana Praxedes, “o evento será uma oportunidade única para debate sobre perspectivas essenciais quando se fala da cozinha mineira, como o papel dos povos originários e a presença africana na constituição de diversos sistemas culinários presentes em Minas Gerais.

Também teremos, no seminário, um momento para elaboração coletiva de um documento sobre as ações propostas para o plano de salvaguarda, incluindo a sugestão de outras iniciativas e a indicação de prioridades.

As perspectivas para o turismo, as possibilidades para fomento e caminhos para desenvolvimento de novos negócios a partir da cozinha mineira também farão parte da programação”.

O evento possui o apoio da Frente da Gastronomia Mineira, da Abrasel, da Emater, do Sebrae e da UNA, além de cooperação técnica com o Iepha-MG. Dossiê para registro dos sistemas culinários da cozinha mineira: o milho e a mandioca Para que a cozinha mineira fosse registrada como patrimônio cultural do nosso estado, foi desenvolvido o dossiê técnico que tem como título “Sistemas culinários da cozinha mineira –o milho e a mandioca”.

Uma equipe de experientes pesquisadores se dedicou à escrita do dossiê, que aborda perspectivas históricas, antropológicas e ambientais da cultura alimentar e sua centralidade para a construção identitária de Minas Gerais e a importância da continuidade dos saberes tradicionais.

Além da tratativa teórica, também compõe o dossiê um extenso levantamento de dados a partir do acervo do Iepha-MG em relação ao Programa ICMS Patrimônio Cultural. Assim, foi possível mapear o que os municípios mineiros têm inventariado e registrado sobre os sistemas culinários do milho e da mandioca. ​

O dossiê também traz recomendações para promoção e salvaguarda da cozinha presente no território mineiro. Ele foi elaborado pelo Instituto Periférico, sob a orientação técnica do Iepha.

Cozinha Mineira Patrimônio O Inventário da Cozinha Mineira tem o patrocínio da Gerdau, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, e parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), firmada por meio de acordo de cooperação técnica entre o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e o Instituto Periférico.

Esse evento é parceiro da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte.

Confira a programação completa aqui

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Auditório da UNA/Campus Aimorés -Rua dos Aimorés, 1451 - Bairro Lourdes
Centro-Sul
Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a
a
Instituto Periférico promove evento gratuito com foco na salvaguarda e na promoção da cozinha mineira.

Entrada

Gratuito
Ícone Promoção

PROMOÇÃO

Cozinha Mineira Patrimônio
Ícone Realização

REALIZAÇÃO

Cozinha Mineira Patrimônio
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar