Depois de dois anos acontecendo de forma virtual por causa da pandemia de covid-19, a parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte retornará de forma presencial, ocupando as ruas da cidade em sua 23ª edição.
No próximo dia 06 DE NOVEMBRO (DOMINGO), na Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte, acontece a concentração da Parada, que é o maior movimento político do Estado de Minas Gerais, com direito a manifestações culturais, ações de empoderamento e muita inclusão.
Em 2022, o tema da manifestação será “ORGULHO DE SER. RESISTIR PARA VENCER: CELLOS-MG 20 ANOS.”
Para a escolha do tema este ano, o Cellos-MG (Centro de Luta Pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais) contou com a participação em massa do público por meio de enquetes nas redes sociais.
A temática marca a comemoração de 20 anos da entidade idealizadora da Parada, e chama a sociedade brasileira à reflexão em prol do direito de ser quem somos e expressar a força, a luta e a resistência.
Reforçando o caráter político e a preocupação em manter-se apoiada em suas raízes históricas, a Parada traz em sua identidade visual uma homenagem às saudosas companheiras de militância Anyky Lima e Rhanny Mercês, duas mulheres trans, ativistas pelos direitos das travestis e transexuais e ex-membros do Cellos, que faleceram recentemente.
Programação
A concentração da 23ª Parada do Orgulho LGBT começará às 11 horas, na Praça da Estação, onde será montado um palco para as manifestações cívicas e políticas.
Durante todo o dia, artistas da cena LGBTQIA+ de Belo Horizonte e da região metropolitana se apresentarão no espaço.
O comando do palco fica por conta das drag queens Justiny Chosen (coordenadora artística e cultural da Parada), Penélope Fontana (da diretoria do CELLOS-MG), Nayla Brizard, Paola Venturine e Carlinhos Brasil.
Por volta das 16 horas, a manifestação seguirá até a Praça Raul Soares, repetindo o trajeto de 2019, com muita música, festa e ocupação da cidade pela cidadania da População LGBT.
Dentre as atrações que já confirmaram, estão Absurda, Evellyn Loren, Amanda Parllatory, Angel San, Aysla Pirv, Becky, Dança Pose, DJ Eloá Procópio, DJ WLouis, DJ Marcelo Loop, Eleganza, Gabe freitas, Gabriel Fernadez e Angels Heels, Jéssica Teles, Joana, Kharen Moore, Loo-pez, Mellody Queen, Nathally Melnick, Richard Santos, Nickary Aycker, Nega Jackie, Paola Venturyni, Power Dance, Priscylla Klum, Rafael Ventura, Samba do Queixinho, Safira e Polaris, Skato, Spencer Belucci, Sthephanny di Monaco, Suburbia Freedon, Thawanny Spancer, Wandera Jones, Well Esteves.
A Parada LGBT é uma realização da CELLOS MG, com co-organização da Prefeitura de Belo Horizonte.
Para mais informações, siga o Cellos nas redes sociais: @paradabh.
Coletiva de Imprensa - 03/11 às 10h - Casa do Jornalista