O premiado escritor franco-senegalês David Diop chega a Belo Horizonte para participar do projeto Sempre Um Papo no dia 21 de julho, segunda-feira, às 19h30. No evento, ele conversa com o escritor Ricardo Aleixo sobre o tema “Ancestralidade Poética”. Depois do bate-papo – que terá tradução simultânea -, David autografa os livros “Irmão de alma” e “A porta da viagem sem retorno”, ambos publicados pela Editora Nós.
O evento acontece no Teatro Ceschiatti do Palácio das Artes, com entrada gratuita, por ordem de chegada. Diop conquistou, em 2018, o Prix Goncourt des lycéens e, em 2021, o International Booker Prize. A narrativa de “Irmão de alma” acompanha soldados africanos que lutam pela França durante a Primeira Guerra Mundial. Quando o capitão Armand determina o ataque contra o inimigo alemão, Alfa Ndiaye vê seu amigo de infância, Mademba Diop, ser ferido e morto. A evacuação de Alfa para a retaguarda é o prelúdio para uma lembrança de seu passado na África, um mundo inteiro perdido e ressuscitado. Diop também publicou no Brasil o livro “A porta da viagem sem retorno”.
A obra apresenta dramas humanos em um período marcado pelo espírito iluminista, mas também pela violência do escravismo. A narrativa aponta para convergências entre o continente africano e o território da diáspora, e revela as estruturas de poder na sociedade francesa da segunda metade do século XVIII.