Seminário Internacional “Preservação do Patrimônio Moderno: Paralelos Brasil - França”
Especialistas franceses e brasileiros, assim como representantes de instituições dos dois países, encontram-se na próxima segunda-feira, em Belo Horizonte, para refletirem, a partir da experiência do Conjunto Moderno da Pampulha, sobre os desafios e as perspectivas no restauro de edificações em concreto armado no seminário internacional “Preservação do Patrimônio Moderno: Paralelos Brasil - França”.
O encontro é aberto ao público, mediante inscrição prévia, e será realizado no dia 29 de maio, das 13h às 17h, na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, com mediação de Flávio Carsalade, presidente do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS-BR), e pretende reunir pesquisadores e interessados nos campos de conservação, manutenção e restauração de patrimônio em concreto armado.
A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site: www.even3.com.br/concretojornada2023
O evento, que integra a programação comemorativa dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura e Instituto Lumiar , com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais, ICOMOS-Brasil, Embaixada da França no Brasil, e Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável (IEDs).
O objetivo da roda de conversa é debater sobre o Conjunto Moderno da Pampulha, um patrimônio mundial em concreto armado, atualizar conhecimentos sobre o material propriamente dito com técnicos e restauradores mineiros,
além de criar conexões entre instituições brasileiras e francesas envolvidas
Essa reflexão se faz extremamente atual na medida em que os edifícios modernos brasileiros, construídos ao longo do século XX, fizeram uso intensivo e criativo do concreto moderno, especialmente através do traço inovador de Oscar Niemeyer.
E, como se tratava de uma técnica nova, muitas experiências foram feitas e o restauro desses edifícios,
passadas décadas de sua execução, passou a ser um desafio que exige avançado conhecimento científico, configurando se como uma pesquisa em processo, no qual a França se destaca também pelo seu enorme acervo de prédios que utilizam essa tecnologia.
Programação Comemorativa
O Seminário internacional “Preservação do Patrimônio Moderno: Paralelos Brasil - França” integra uma ampla programação que celebra os 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha e que acontecerá ao longo do ano.
Além das atividades promovidas pela Prefeitura de Belo Horizonte, que conta com parcerias importantes, também compõem o calendário comemorativo programações associadas de produtores independentes e instituições culturais.
A programação está estruturada nos seguintes eixos: Exposições e Mostras, Programação Artística, Reflexão e formação, Educação Patrimonial e Promoção. Serão ofertadas atividades culturais, exposições, ações de formação, encontros educativos, mostras, publicações, pesquisas, documentários, intervenções e apresentações artísticas, entre outras atrações