Espetáculo: Campo Minado

Ícone Descrição

Descrição

“Quem sou eu?”. Na tentativa de responder a esta pergunta, um jovem é atormentado por memórias que o instigam a uma possível resposta. Ele: neto de Geralda, ex-Rainha da Guarda de Marujo São Cosme e São Damião, e décimo filho da Maria, encontra suas raízes alicerçadas no terreiro de sua antiga casa, o mesmo local onde ele começou a entender que vivia - e ainda vive - em um Campo Minado.

Campo Minado, monólogo, com atuação de Luscas Gonçalves de, tem como proposta artística investigar memórias felizes e situações existenciais da vida do ator, sustentando a criação através de ações corporais e de cantos tradicionais, em destaque, os Vissungo.

O monólogo, com direção da atriz e diretora Michelle Sá, também integrante da Trupe Estrela, tem seu nascimento a partir de uma cena curta apresentada desde 2016, em diversos espaços como Segunda Preta; Festival de Arte Negra; Rascunho de Cena, dentre outros. Internacionalmente, na Itália  e na Turquia,. A pesquisa de Luscas foi uma das selecionadas para a residência do Lab. Cultural do BDMG Cultural, sob tutoria da atriz e dramaturga Grace Passô. Essa atuação junto ao público possibilitou ao ator, a percepção quanto às ressonâncias dos temas abordados.

Luscas sempre foi curioso em relação à vida, ao que sentia e por que sentia. Estes questionamentos o levaram à metáfora “campo minado” e a um conjunto de autores tais como Sérgio Pererê, Frantz Fanon, Sueli Carneiro, Solano Trindade, Djamila Ribeiro, MV Bill, Maya Angelou, Ricardo Aleixo, Bell Hooks e Cruz e Sousa que dão suporte à dramaturgia do espetáculo.

O monólogo retrata a realidade de um jovem negro que cresceu e viveu/vive em favela e estudou em escola pública. Realidade esta, semelhante à de muitas crianças e adolescentes estudantes das escolas que hoje recebem este espetáculo. Luscas aposta na escola pública como um campo fértil e potente para a formação de adultos transformadores de suas próprias realidades. Haja visto que o mesmo teve sua trajetória bastante potencializada dentro da escola pública.

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Escola Estadual Hermenegildo Chaves: R. Herculano Mourão Salazar, 105 - Vista Alegre
Escola Estadual Professora Maria do Socorro Andrade: Rua Alexandre Mathias Alves, 290 - Nova Cintra
Oeste
Ícone Informações

Informações

Ícone Telefone
assessorarteee@gmail.com
Ícone de Horários

Horários

a
a
a
a
Escola Estadual Hermenegildo Chaves: 26/05 às 13:30 e 28/05 às 19:30
Escola Estadual Professora Maria do Socorro Andrade: 27/05 às 13:10 e 29/05 às 19:30

Entrada

Gratuito
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar