Espetáculo: “Desesperados (o jogo) ou um número poético em meio à multidão”

Ícone Descrição

Descrição

O Complexo Cultural Funarte MG recebe, entre os dias 04 e 08 de julho, de sexta a terça-feira, os graduandos do curso de Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG com o espetáculo “Desesperados (o jogo) ou um número poético em meio à multidão”. Os ingressos custam R$20,00 (inteira) e podem ser adquiridos através do sympla ou na portaria do teatro 1 hora antes do início da apresentação. O espetáculo foi construído a partir de pesquisas realizadas sobre o universo da música eletrônica - com suas raves e festivais - e de um recorte contextual das boates e baladas a partir da década de 70. 

Agregado a isso, foi utilizada a premissa da obra “The shoot horses, Don’t they?”, de Horace McCoy, como livre inspiração. Através de metáforas - sutis ou escancaradas - e de diálogos regados a “batidas sonoras pulsantes", objetiva-se suscitar uma reflexão sobre as relações humanas na contemporaneidade e as dificuldades enfrentadas por quem escolhe ser artista em nossa sociedade. Com direção e dramaturgia de Júlio Vianna, o espetáculo mescla as linguagens do teatro e do vídeo, dando continuidade à pesquisa realizada pelo diretor - tanto em sua carreira artística quanto acadêmica - nos últimos anos. A dramaturgia do espetáculo foi construída durante o processo de ensaios, a partir de experimentações e laboratórios, envolvendo estilos musicais diversos, principalmente música eletrônica, e vertentes que dialogam ou são influenciadas por esse gênero.

Para o processo de pesquisa e criação da caracterização das personagens, da Iluminação e da cenografia foram convidados alunos da Graduação em Teatro e de outros cursos da universidade - como o Design de Moda, e alunos da Pós-graduação da Escola de Belas Artes, que desenvolveram o trabalho sob a orientação dos professores Júlio Vianna e Ed Andrade. Para a criação videográfica, Vianna criou um roteiro que mescla projeção de cenas transmitidas ao vivo e gravadas. Foi convidado o videomaker Rafael Sandim que, além de operar a câmera durante as apresentações, também cria, em diálogo com o diretor, a fotografia das cenas.

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Funarte MG
Rua Januária, 68 - Centro
Centro-Sul
Ícone eventos mesmo local

Eventos neste mesmo local


Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a
Um grupo de pessoas participa de uma maratona de dança onde o último sobrevivente da competição receberá um prêmio misterioso.

Entrada

Pago
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar