Nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro, quinta a sábado, a Cia Gente (RJ), dirigida por Paulo Emílio Azevedo, chega ao Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade) com programação gratuita composta por uma oficina e ainda apresentações de espetáculo desenvolvido em dois atos: "Fio do Meio" - vencedor do prêmio Funarte de Circulação em Dança -, seguido de "Vertigem" que, este ano, representou o país no Festival D'Avignon (França).
"Fio do Meio" parte do movimento de esbarrar. A partir dele, observa e provoca uma via de mão dupla: a capacidade de mover corpos e, desse mover, abrir espaços de conversação. Com a proposição de ativar a rua como lugar criativo e democrático, sua arquitetura e seu diálogo com as pessoas, o trabalho extrapola a noção de margem e reconfigura outras relações de geocorporeidade, reterritorializando os usos da cidade.
Já "Vertigem", traz um diálogo intenso e ininterrupto mediado pelos corpos dos intérpretes, cuja proposta expõe a borda, o ruído (também o silêncio), a corda bamba, a respiração ofegante e a embriaguez do gesto. Desnudado e cru, o movimento funciona como uma "labirintite cênica", guiado por atmosfera que não almeja o controle, ao contrário, despreza-o e o desloca em busca do risco.