Belo Horizonte recebe novamente o espetáculo solo “A Obscena Senhora H – Paixão e Obra de Hilda Hilst”, após temporadas de grande sucesso de público. Em curta temporada, a montagem será apresentada nos dias 6 e 7 de setembro, sábado e domingo, às 19h, no Teatro João Ceschiatti, no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro).
Protagonizado por Luciana Veloso – eleita Melhor Atriz no Prêmio Nacional Cenym 2020 por sua performance no monólogo – o espetáculo costura trechos do romance “A Casa da Senhora H”, de Juarez Guimarães Dias, com passagens da novela “A Obscena Senhora D”, de Hilda Hilst, além de cartas e entrevistas da autora.
A montagem mergulha no processo criativo e nas memórias da escritora durante a escrita de “A Obscena Senhora D” (1982), um de seus livros mais icônicos. Em cena, vida e obra se fundem ao narrar a intensa e conflituosa relação de Hilda com seu primo, Wilson Hilst – um romance marcado por paixão, dominação e violência.
Sob a perspectiva da personagem Hillé, alter ego da autora, o espetáculo evoca temas profundos e atuais, como machismo, abuso emocional, violência contra a mulher e as opressões sociais enfrentadas por Hilda Hilst enquanto artista e mulher à frente do seu tempo.
Sinopse
Casa do Sol, 1980 – Durante o processo de criação de “A Obscena Senhora D”, Hilda Hilst vive uma história de paixão e dor com seu primo, 20 anos mais jovem. Em meio à escrita, a fronteira entre realidade e ficção se dissolve, revelando as dores, os desejos e os limites de uma mulher em busca de si mesma.