Grupo de Teatro Mulheres Míticas - Espetáculo: A MULHER PORCA

Ícone Descrição

Descrição

A MULHER PORCA: Uma mulher tenta alcançar a santidade, mas é subjugada pela moral religiosa e a hegemonia masculina. “A Mulher Porca” é a tragédia da matéria que não foi feita para a transcendência, a jornada de um corpo atravessado pelo abandono e a fé, a violência e a subordinação, o desamparo e a resiliência.

Entre a dor e a doação, seguir em frente torna-se a marca desta personagem que povoa o imaginário de muitas cidades latino-americanas. Primeira montagem brasileira de uma obra do premiado dramaturgo, roteirista e diretor de teatro e cinema argentino Santiago Loza, “A Mulher Porca” dá seguimento à pesquisa do grupo de teatro Mulheres Míticas a respeito da violência contra a mulher e os corpos em vulnerabilidade social.

Durante seus 7 anos de existência, o coletivo têm construído o histórico de desenvolver projetos de tradução e montagem de textos sobre temáticas que abordam questões sociais e de gênero em diálogo com outros países latino-americanos, mesmo caso de “O Deszerto” (2016); “Classe” (2019) e “Hilda Penha” (2021) Em “A Mulher Porca” temos como protagonista uma mulher órfã do interior, de baixa renda, ingênua e religiosa, que não consegue alcançar a beatitude almejada por sentir que tem natureza mundana.

Carrega a culpa de ser uma pecadora desde o nascimento, marco que seria também a causa da morte de sua mãe. Na peça, ela cuida de um homem que está em uma cadeira de rodas, para quem ela narra sua vocação para a entrega, tanto a um Deus, quanto aos homens, em todos os sentidos que isso possa implicar. Ao apresentar “A Mulher Porca”, o Mulheres Míticas reafirma o interesse do grupo no diálogo, difusão e reflexão teórico, crítica e estética sobre a América Latina.

A montagem é protagonizada por Jéssica Ribas, atriz belo-horizontina, formada em Teatro pela UFMG, doutoranda e mestre em literatura, que, em sua dissertação, estudou o processo de construção do corpo feminino nesta obra. O espetáculo, por enquanto apresentado em formato audiovisual, tem direção de Sara Rojo, diretora que, em 2021, comemora seus 40 anos de carreira.

Ícone Localização

Localização

online
Ícone Youtube

Video

 

Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a
a
a
Projeto audiovisual com exibições dias 10, 11 e 12 de dezembro, a partir das 19h30, no YouTube do Festival Teatro em Movimento.

Entrada

Pago
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar