No dia 10 de setembro, domingo, às 17h, estreia, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, “João e Maria – Opereja”, novo musical da Cyntilante Produções que presta homenagem à cultura do sertão brasileiro.
Inspirada na ópera original “Hänsel und Gretel” do compositor alemão Engelbert Humperdinck, sobre a clássica história dos irmãos que se perdem na floresta, a releitura mineira ganha acento sertanejo.
Na trama original, uma família, em momento de escassez de alimentos, abandona os filhos na floresta. Os dois irmãos são deixados pelo pai, um lenhador. Ao tentarem voltar para casa, as crianças acabam se perdendo, e se encontram com a famosa bruxa da casa de doces.
Para recontar a história europeia dentro do universo e estética do sertanejo brasileiro, a cenografia foi toda confeccionada por materiais utilizados nos artesanatos nordestino e mineiro, como a juta, o vime e o cizal. Nos figurinos, aparecem elementos como bordados de renda e chita, em diversas tonalidades de terra.
O saci Pererê, os cangaceiros e bacuraus também habitam a caatinga, onde João e Maria se perdem quando vão colher Pequi para o jantar. Em vez de chocolate, a casa de doces é feita de tapioca, pé-de-moleque, bolo de rolo, cocada, doce de leite”, conta. Os ritmos regionais ditam a atmosfera popular do musical.
A partitura clássica original de Humperdinck foi transcrita para o xote, xaxado e baião. No palco, os instrumentos eruditos da orquestra, são substituídos pelo violão, rabeca, sanfona e zabumba.
A direção artística é de Fernando Bustamante. Classificação indicativa: 5 anos.