Após alguns anos sem se apresentar por causa da pandemia, a Mimulus Cia de Dança passou recentemente pela Europa, interior de Minas e agora está de volta, finalmente, a Belo Horizonte, antes de seguir para o Teatro Alfa, em São Paulo. E não haveria melhor lugar para isso: o seu emblemático Galpão da rua Ituiutaba!
Será uma apresentação única de um dos seus espetáculos mais surpreendentes: POR UM FIO. Nesta criação, a companhia transpõe o fascínio pelos bordados, escritos, amontoados de Arthur Bispo do Rosário, para o emaranhado de braços e corpos que bordam coreografias.
Emaranhado de fios elétricos, filamentos das lâmpadas incandescentes que se confundem com os fios condutores das coreografias e com a sucata do trabalho dos bailarinos, que lhes servem de matéria prima para a composição da obra.
Cenário e luz partem do emaranhado que tece a memória das coisas, dos inventários do mundo e de suas coleções, das repetições que reverberam o anonimato. Nele se fazem presentes a luz e a sombra, a loucura, a memória, o outro lado da vida intrincada no seu fazer.
O figurino inspira-se na forma como os internos vestiam-se para os bailes da Colônia Juliano Moreira, é confeccionado em sua maior parte com o aproveitamento de retalhos e tecidos descartados.
A exemplo das obras do Bispo, as peças são bordadas com textos, palavras e inventários. Trabalho realizado pelas “Meninas do Cafezal”. O espetáculo POR UM FIO é uma homenagem a Arthur Bispo do Rosário e a todos aqueles que fazem a arte sem saber que fazem. E são muitos!