A Cia Bando apresenta seu mais novo espetáculo infantil "Matias e a Estrada Infinita do Tempo". Uma jornada tocante de criança curiosa e inventiva em busca das memórias perdidas do irmão Bento, que ficou muito doente e morreu.
Com apresentações em parques públicos de Belo Horizonte, incluindo duas regiões periféricas da cidade, a circulação contará com quatro apresentações, incluindo no próximo final de semana, 05 e 06 de agosto, às 15h, no de 2023 - Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Todas as apresentações serão gratuitas, abertas ao público e com tradução em Libras. Não é necessária retirada de ingresso.
Para mais informações, acesse: www.instagram.com/cia.bando/ O projeto “Cia Bando” é formado por quatro atores e contadores de histórias que exploram o universo dos contos e mitos, transformando-os em espetáculos infantis.
Com seu mais novo espetáculo, "Matias e a Estrada Infinita do Tempo", o grupo buscam abordar a temática da morte para as infâncias sob perspectivas e estéticas de origens africanas e afro-brasileiras, que enxerga esse processo como uma passagem e não como o final da existência da pessoa que amamos.
No novo espetáculo, o grupo reforça o seu compromisso com a interseção entre linguagens artísticas híbridas, como teatro, música e contação de histórias para narrar a vida de Matias, um menino que sempre admirou as invenções de seu irmão mais velho, Bento.
Curioso e atento a tudo que acontecia à sua volta, Bento era a alegria da casa; Brincava, pegava objetos e os montava e remontava.
Ele sonhava em conhecer o mundo todo e criou um catavento para guiar suas viagens. Mas, repentinamente, a felicidade da família se transforma em tristeza quando Bento adoece e morre.
Após a perda do irmão, Matias se lança em uma longa jornada para descobrir o tempo alegre que viveu ao lado de Bento, bem como novas possibilidades de felicidades e memórias que pode construir depois da partida do irmão.
Nessa viagem, ele passará por diferentes cidades, sendo elas: a cidade opaca, cidade das lembranças e Bosque Dentro de mim, locais esses que ajudarão Matias a elaborar a perda de seu irmão.
Fabiana Brasil, atriz e proponente do projeto, explica que a peça aborda temas como luto, saudade e esperança pelo ponto de vista infantil, explorando de forma sensível e lúdica o tema.
Partindo de uma visão não-ocidental, o espetáculo amplia a discussão sobre temas relevantes e muitas vezes negligenciados no universo infantil. “Pelo tipo de sociedade que a gente vive, o tipo de cultura que nos impõem, a morte se torna só um peso, e não uma lembrança boa de alguém.
A lembrança que a pessoa deixou, não morre!”, comentou.