Depois da morte do escritor belohorizontinho Wander Piroli, em 2006, foi lançado, em 2008, a sua última obra destinada ao público infantil, “O Matador”. A Insensata Cia de Teatro viu nesta obra uma maneira de fazer uma peça para as crianças fora do clichê. Assim surgiu “Memórias de um quintal”, que será encenada no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas no dia 31/7.
A história leva o espectador para uma cidadezinha onde a diversão dos meninos é matar pardais com seus bodoques. A questão é que o protagonista é muito ruim de pontaria e por isso, sofre com as gozações dos colegas. O menino se esforça muito para consegui acertar um pardal, mas a cada dia fica mais difícil. Até que um dia, um pardal destemido e cheio de si aparece sobre o muro do quintal. O encontro do pardal corajoso com o garoto ruim de pontaria vai mudar o destino de ambos.
A direção da peça foi feita de forma colaborativa, ou seja, cada ator deu o seu pitaco na forma de atuação das cenas, propondo dinâmicas novas e formando um jeito diferente de atuar. A trilha sonora foi composta, especificamente para a peça pelo violeiro Dário Marques. As letras das canções apresentam brincadeiras populares e, tocada ao vivo pelos atores, a viola, o pandeiro, tambor e a escaleta dão mais vida e dinamismo à cena.
A peça apresenta para a criança a realidade de forma imaginada. Não há nesta peça o compromisso com o final feliz, mas sim o compromisso com a vida. Com leveza o texto apresenta a contradição da realização de uma vontade e a consequência da mesma.