O Andrade Restaurante, na Savassi, recebe até 31 de agosto a exposição ‘O Anjo Torto: Drummond por Genin’, composta de um acervo de aproximadamente 30 caricaturas feitas pelo cartunista e artista plástico Genin Guerra para homenagear o escritor Carlos Drummond de Andrade ou ilustrar as matérias que o próprio poeta escreveu durante o período em que colaborou no jornal O Cometa Itabirano, nos anos 80.
Entre os trabalhos expostos há também cartas de Drummond enviadas ao periódico e desenhos inspirados em seus poemas.
Segundo Genin, a exposição, que faz parte do acervo fixo do Memorial Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, nasceu em 2002, ano do centenário do escritor, e de lá para cá já passou por cinco cidades de Portugal, marcou presença na Feira do Livro, na Serraria Souza Pinto, em 2003, na Feira do Livro de Ribeirão Preto (SP), e na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), entre outros locais.
Essa será a primeira vez que um restaurante recebe a mostra. Conterrâneo de Carlos Drummond de Andrade, o artista plástico Luiz Eugênio Quintão Guerra, ou apenas Genin Guerra, nasceu em Itabira, em 9 de janeiro de 1959.
Ele soma 40 anos de carreira e várias linguagens artísticas como cartum, charge, caricatura, escultura e ilustrações diversas.
Um dos fundadores do jornal O Cometa Itabirano, Genin é autor de três esculturas em bronze em sua cidade natal.
Uma no Memorial Carlos Drummond de Andrade, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer; outra na Fundação Carlos Drummond de Andrade; e a terceira [uma imagem do poeta ainda criança] instalada na entrada da Fazenda do Pontal.
O cartunista também é autor de “Solo – Álbum das glórias musicais”, lançado em outubro de 2020. A obra retrata as três grandes paixões do artista: escultura, caricatura e música.
Ao longo dos últimos 10 anos, Genin vem se dedicando ao trabalho em cerâmica, retratando compositores brasileiros da música popular.