O BDMG Cultural e o BDMG, por meio do programa BDMG Plural, promovem a exposição virtual Em Nome Das Rosas com o objetivo de dar visibilidade à questão da condição feminina frente à violência doméstica. A mostra apresenta 80 obras da artista visual mineira Eugênia França, realizadas entre 2018 e 2020 e será exibida no site emnomedasrosas.org, com acesso livre, de 21 de julho a 21 de outubro de 2020.
O título da exposição aponta para a dimensão contraditória de várias histórias, as quais não se resumem à dor, são, muitas vezes, histórias de amor, de superação, de empoderamento. Pintadas em técnica acrílica sobre lonas de caminhão, as faces das obras mostram, em um segundo plano, as marcas do longo uso das lonas, muitas vezes remendadas, que são como as cicatrizes que marcam as experiências de cada uma das mulheres retratadas.
Eugênia França dá corpo aos números da violência e visibilidade às mulheres que pintou. Uma das motivações que levaram a artista produzir as obras foi saber que uma amiga havia sido agredida violentamente pelo marido. “Eu fiquei muito incomodada, porque nem todas as mulheres conseguem encontrar saídas, reconhecer que vivem em relações abusivas e dizer “basta” - mesmo quando sofrem violência física.
O tempo todo eu imaginava a dor que essa mulher experimentou ao ter sua dignidade amplamente ferida. Seu rosto, marcado pela agressão, escancarou os diversos tipos de violência às quais, certamente, ela era submetida. Constrangida diante dos filhos, vizinhos e amigos, ela só pediu ajuda porque teve medo de ser morta pelo homem com o qual vivia há mais de 30 anos”, conta Eugênia França.